Artista foi um dos pioneiros da atividade da música antiga no Brasil
O maestro e cravista Roberto de Regina, de 97 anos, recebeu nesta semana o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A aprovação da concessão foi decidida por unanimidade e aclamação no Conselho Universitário da UFRJ, em sessão que contou com um depoimento do reitor Roberto Medronho.
Roberto de Regina, pioneiro da música antiga no Brasil, formou-se em medicina, mas dedicou a vida à música, inicialmente como pianista, depois como cravista, construtor de cravos e regente. Em entrevista concedida a Clóvis Marques e publicada em 2010 na Revista CONCERTO, Regina conta que teve um “choque” musical quando ouviu discos de Wanda Landowska, a polonesa que na primeira metade do século passado trouxe o cravo de volta à escuta. “Quando comecei a ouvir a música antiga, lá pelos 18 anos, os discos de Wanda me encantaram, aquela música soava mágica, e passei a perseguir a ideia de ter um cravo, o que na época era proibitivo”.
Roberto de Regina foi responsável pela construção do primeiro cravo brasileiro e pela gravação dos primeiros discos de cravo e música antiga no país. Ao longo de sua vida, realizou mais de 20 álbuns com obras de alguns dos principais compositores barrocos.
Outra de suas paixões é o trabalho como artesão e pintor, que pode ser conhecido no museu e na Capela Magdalena, que ele criou em seu sítio em Guaratiba, no Rio de Janeiro. Ali há uma pequena sala de concertos, com pinturas estilizadas e inspiradas no período barroco e um cravo do século XVIII, tudo feito por Regina.
A proposta para a concessão do título pela UFRJ foi feita pelo cravista Marcelo Fagerlande, professor na instituição. “Encaminhei a proposta, iniciada na Escola de Música, motivado pela ideia de Luiz Eduardo Ozorio, cineasta que realiza um filme sobre ele”, Fagerlande escreveu no Instagram. “O caminho percorrido foi longo, mas agora nos alegramos com esta honra concedida ao querido Roberto. É também uma honra maior ainda para a própria UFRJ, que homenageia esta grande personalidade da música no Brasil.”
Assista abaixo a um recital de Roberto de Regina realizado em 2022, em programa produzido pela TV Brasil.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.