Em dois recitais, nos dias 28 e 29, o violoncelista Jed Barahal e a pianista Christina Margotto interpretam na Sala Cecília Meireles a obra integral para violoncelo e piano de Beethoven.
Na primeira apresentação, o repertório tem as 12 Variações WoO 45 sobre um tema do oratório Judas Macabeus, de Händel; a Sonata para violoncelo e piano op. 5 nº 1; as 12 Variações op. 66 sobre o tema Ein Mädchen oder Weibchen, da ópera A flauta mágica, de Mozart; e a Sonata para violoncelo e piano op. 69.
Já o segundo recital começa com as Sete Variações WoO 46 sobre o tema do dueto Bei Männern welche Liebe fühlen, da ópera A flauta mágica, de Mozart; e segue com a Sonata nº 2 op. 5, a Sonata nº 1 op. 102 e Sonata nº 2 op. 102.
As peças foram escritas por Beethoven ao longo de um período de duas décadas. As duas primeiras sonatas são de 1796; as duas últimas, datam de 1815. “Elas têm um papel fundamental no repertório para violoncelo. Nem todos os compositores se dedicaram ao instrumento. É o caso de Mozart, por exemplo. Então, para o violoncelista, as sonatas são companheiras desde muito cedo”, disse Barahal em entrevista publicada na edição de agosto da Revista CONCERTO.
As obras de Beethoven sugerem uma emancipação do instrumento, como aponta Barahal: “Das duas primeiras à última, a gente vê o violoncelo deixando o papel de mero acompanhamento e assumindo uma vocação de solista. Na terceira, ele já ganha um papel tão importante quanto o piano, que antes era o protagonista.”
A programação da Sala continua, na próxima semana, com um recital no qual será apresentado o monodrama Enoch Arden, de Richard Strauss. A peça será recriada pelo pianista Jean-Louis Steuerman e o narrador Daniel Herz, com direção de Thiago Herz.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Cursos CLÁSSICOS lançam programação de setembro
Notícias Hugo Possolo vai deixar direção geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Produtora inicia filmagens de longa sobre Joseph Bologne
Notícias Warner lança última gravação do pianista José Feghali
![Jed Barahal e Christina Margotto [Divulgação/Martina Barahal]](/sites/default/files/inline-images/Jed%20e%20Christina%205%20Foto%20-%20Martina%20Barahal.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.