Sinfônica de Piracicaba programa rica temporada

por Redação CONCERTO 23/02/2024

Programação vai de março a dezembro, no Teatro Erotídes de Campos, no Sesc Piracicaba, no Teatro Estadual de Araras e na Sala São Paulo

A Sinfônica de Piracicaba anuncia a sua temporada para 2024, elaborada pelo diretor artístico e regente titular da OSP, Knut Andreas, e pelo diretor artístico associado André Micheletti. “Teremos uma vasta variedade de obras, interpretadas por solistas e maestros convidados”, diz Andreas, que é natural de Potsdam, na Alemanha. Já Micheletti, que é violoncelista piracicabano e professor da USP de Ribeirão Preto, afirma que “o nosso desafio é o de alcançar cada vez mais as pessoas”.

O concerto de abertura será realizado nos dias 9 e 10 de março, respectivamente em Piracicaba e na Sala São Paulo. Sob regência de Knut Andreas, a OSP apresenta uma obra de Hanns Eisler (Abertura para uma comédia), o balé The Lady and the Hooligan, de Shostakovitch, e o Concerto para piano, de Scriabin, com solos do pianista Rogério Zaghi.

Em abril, a orquestra recebe a maestra Cinthia Alireti que rege Sibelius e o Concerto para piano, de Grieg, com a solista Simone Leitão. Em maio, o destaque é o jovem fagotista Mateus Távora que interpreta o Concerto para fagote, de Weber. Com regência de Andreas, o concerto tem ainda obras de Prokofiev e Elgar.

A cantora popular Tetê Espíndola, que comemora 70 anos em 2024, é a atração de junho, quando a OSP estará sob a direção de seu regente emérito, o maestro Jamil Maluf. Os 200 anos da imigração alemã serão comemoradas em julho, sob regência do titular Andreas e com solos do primeiro clarinetista da Osesp, Ovanir Buosi.

Em agosto, celebrando os 257 anos da cidade de Piracicaba, a OSP, o Coro Universitário Mackenzie e solistas apresentam a grande cantata Carmina Burana, de Carl Orff, em Piracicaba (com regência de Parcial Módolo) e na Sala São Paulo (Knut Andreas).

A temporada segue em setembro com concertos dedicados a Joseph Haydn e Carl Nielsen, sob regência do norte-americano Ira Levin. Para o mês de outubro está programada uma atração especial voltada para as crianças além de uma apresentação que terá o raro Concerto para tuba e orquestra, de Ralph Vaughan Williams (solos de Dante Capacla e regência de Andreas). Em novembro, Maluf volta a assumir a batuta em um concerto dedicado a trilhas sonoras de John Williams.

O encerramento da temporada acontece em dezembro com a apresentação do balé O lago dos cisnes, de Tchaikovski, com a participação da Companhia Estável de Dança de Piracicaba. A direção do espetáculo é de Camilla Pupa e a regência de Knut Andreas.

Leia também
Notícias 
Eva García Fernández e Stephanie Macchi vencem Concurso Compositoras Latino-Americanas da Osesp
Notícias ‘Amadeus’, peça sobre Mozart e Salieri, vai virar série
Notícias Morre no Rio de Janeiro a produtora e empresária Gaby Leib
Notícias Festival de Novo Hamburgo FeMusik recebe inscrições
Notícias Ópera de Vaughan Williams vai abrir temporada lírica do Theatro São Pedro em São Paulo
Dança em diálogo Moda e Dança: a tradução de um pensamento, por Karla Dunder

Sinfônica de Piracicaba (divulgação, Studio Nanah D Luize)
Sinfônica de Piracicaba (divulgação, Studio Nanah D Luize)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.