Sinfônica de Porto Alegre apresenta 'A história do soldado', de Stravinsky

por Redação CONCERTO 15/05/2021

Em 1918, o compositor Igor Stravinsky e o escritor suíço C.F. Ramuz criaram uma peça que pudesse ser levada em turnês, garantindo receita para ambos. Assim nasceu A história do soldado. As viagens, no final, acabaram canceladas por conta da gripe espanhola. Mas a obra se tornou um dos marcos da carreira do compositor. E será apresentada neste sábado, dia 15, por músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, em concerto transmitido pela internet.

O enredo de A história do soldado trata de um soldado que dá seu violino ao Diabo, em troca de riqueza ilimitada. Foi escrita para octeto e narrador. 

Stravinsky imaginava a obra como um todo no qual instrumentos, atores e bailarinos deviam dialogar de forma constante. 

“Há um interesse em especial na visibilidade dos instrumentistas, que participam do teatro, da narração de histórias, junto com atores e bailarinos. Esses elementos essenciais da peça, em estreita conexão, tinham que formar um todo. É como se esses três elementos às vezes dividissem a transmissão da palavra”, disse o compositor. 

Em Porto Alegre, a regência será do maestro Evandro Matté e a narração, de Hique Gomez. Participam da apresentação o violinista Leonardo Bock, o contrabaixista Eder Kinappe, o clarinetista Diego Grendene, a fagotista Ange Bazzani, o trompetista Tiago Linck, o trombonista José Milton Vieira e o percussionista Guenther Andreas. 

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias Karin Fernandas lança single e grava três novos álbuns
Notícias Orquestra Jovem do Estado faz concerto no Theatro São Pedro
Colunistas Saudades de uma Guanabara (mais) musical, por Luciana Medeiros
Notícias Festival Amazonas acontece em junho, com estreia de três óperas

Ensaio de 'A história do soldado' na Casa da Ospa [Divulgação]
Ensaio de 'A história do soldado' na Casa da Ospa [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.