Theatro Municipal de São Paulo apresenta obras de Saariaho, Alma Mahler e Strauss

por Redação CONCERTO 07/11/2024

A Orquestra Sinfônica Municipal apresenta, nos dias 8 e 9, o programa Harmonias Intemporais, com regência de Roberto Minczuk e solos da soprano Carla Filipcic. O repertório terá o movimento Misterioso, de Nymphaea Reflection, de Kaija Saariaho; Quatro canções para soprano e orquestra, de Alma Mahler; e as Quatro últimas canções e Uma vida de herói de Richard Strauss. 

“O ponto de partida para Nymphaea Reflection veio da ideia de fazer um arranjo para meu quarteto de cordas Nymphaea. Mas, quando comecei a trabalhar na peça, percebi que, por vários motivos, um arranjo era impossível e que eu precisaria encontrar um ponto de partida completamente novo. Acabei projetando um conceito formal de seis seções separadas, cada uma com um caráter muito diferente. Essas seis seções foram nomeadas devido à sua natureza expressiva: Sostenuto, Feroce, Dolcissimo, Lento. Expressivo, Furioso e Misterioso”, explicou Saariaho na estreia da peça, em 2001.

As quatro canções de Alma Mahler foram escritas após a morte do compositor, quando ela voltou a se dedicar à composição. “Elas revelam uma nova riqueza e pungência na sua escrita, bem como uma paleta harmónica expandida. A atmosfera assustadora de Licht in der Nacht permanece após o término da música, enquanto a rebeldia tonal de Anstrum mostra a consciência de Alma sobre os desenvolvimentos musicais modernos”, escreve o crítico Victor Carr Jr sobre as obras [leia mais sobre as canções na série Compositoras em foco; clique aqui].

Em seguida, serão apresentadas as Quatro últimas canções, de Richard Strauss. As peças foram escritas no final da carreira do compositor e unidas em um ciclo após a sua morte, servindo como um testamento involuntário do autor [leia mais sobre a obra no Acervo CONCERTO; clique aqui].

Composta em 1898, Uma vida de herói, por sua vez, integra um mesmo período criativo que viu nascer obras como Till Eulenspiegel, Morte e transfiguração e Assim falava Zarathustra.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Especial
Compositoras em foco: Alma Mahler
Acervo CONCERTO As 'Quatro últimas canções' de Richard Strauss, por Lauro Machado Coelho
Notícias Theatro São Pedro apresenta dobradinha com óperas de Barber e Menotti
Notícias Mozarteum Brasileiro anuncia temporada como Bryn Terfel e Rudolf Buchbinder
Notícias Osesp e Studio3 Cia. de Dança homenageiam Tom Jobim
Notícias Grupos da USP fazem concertos no final de semana
Crítica Barroco vivo, por Nelson Rubens Kunze
Memória Arthur Moreira Lima: calor, carisma, cultura humanística e o desejo de democratizar sua arte, por Irineu Franco Perpetuo
Opinião As lições de música de Leif Segerstam, por João Marcos Coelho

A soprano Carla Filipcic [Divulgação/Teatro Argentino de La Plata]
A soprano Carla Filipcic [Divulgação/Teatro Argentino de La Plata]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.