O Theatro Municipal do Rio de Janeiro abre sua temporada lírica nesta quinta-feira, dia 17, com uma produção da opereta A viúva alegre, de Franz Lehár, que terá as demais récitas nos dias 19 22, 24, 26, 26 e 27. A direção musical é de Felipe Prazeres, à frente do Coro e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, e André Heller-Lopes assina a direção cênica.
A produção de Heller-Lopes celebra a figura de Carmen Miranda nos 70 anos de sua morte. “Estaremos celebrando três aniversários e um achado histórico: os 120 anos de estreia da famosíssima opereta vienense, os 70 anos de falecimento de Carmen Miranda e a redescoberta da versão brasileira do texto cantado, escrita por Arthur Azevedo – ele que, em 2025, comemora 170 anos”, explica o diretor.
“Já há muitos anos eu tinha curiosidade de procurar uma tradução da opereta que, dizia-se, o escritor Arthur Azevedo havia publicado pouco antes de morrer, em 1908. Munido de grandes doses de teimosia, baixei na Casa de Rui Barbosa, que me atendeu de maneira esplêndida. Lá, carinhosamente guardado num cofre de obras raras, estava um programa de sala do Theatro Apollo, datado à mão ‘11 de Julho de 1909’, em que havia sido reproduzido o texto das partes cantadas de A viúva alegre na ‘tradução de Arthur Azevedo’”, conta Heller-Lopes em texto publicado em seu blog no site da revista Veja Rio. O programa de sala, no entanto, trazia apenas o texto da parte cantada. E o diretor empreendeu, então, a tarefa da tradução da parte falada.
Uma das operetas mais célebres e queridas do repertório, A viúva alegre se passa na Paris do início do século XX e conta a história da viúva de um banqueiro e herdeira de grande fortuna, Hanna Glawari, que é convidada para uma recepção na Embaixada de Pontevedro, país fictício que é sua terra natal, onde políticos vão tentar casá-la com o conde Danil Danilovitsch, para garantir as finanças do país.
No elenco da produção, estão as sopranos Gabriella Pace, Tati Helene, Carolina Morel e Thayana Roverso; os barítonos Igor Vieira e Santiago Villalba; e os tenores Fernando Portari Guilherme Moreira e Geilson Santos, entre outros.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Orquestra Acadêmica e Coro Osesp celebram a Páscoa com a ‘Paixão segundo São João’, de Bach
Notícias Andreas Ottensamer e Milos Karadaglic abrem temporada da Dellarte em São Paulo
Crítica Um contagiante tributo a Philip Glass no Teatro Cultura Artística, por João Marcos Coelho
Especial Acervo CONCERTO: ‘Fidelio’, de Beethoven
![A soprano Gabriella Pace e o barítono Igor Vieira [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-Gabriella%20Pace%20e%20Igor%20Vieira.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.