Theatro São Pedro anuncia três óperas para o segundo semestre

por Redação CONCERTO 07/06/2021

O Theatro São Pedro de São Paulo vai apresentar três óperas no segundo semestre, além de novo espetáculo em parceria com a São Paulo Companhia de Dança.

O primeiro título será, em outubro, Ba-ta-clan, de Jacques Offenbach, em produção da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, com regência de André dos Santos e direção cênica de Rogerio Tarifa.

O segundo, em novembro, com a orquestra do teatro e solistas convidados, será Os sete pecados capitais, de Kurt Weill e Bertolt Brecht. Ira Levin assina a direção musical e Alexandre Dal Farra, a concepção cênica. Denise de Freitas já está confirmada no elenco.

Em dezembro, sobe ao palco nova produção de O senhor Bruschino, de Rossini, com Claudio Cruz como diretor musical e Caetano Vilela como diretor cênico. 

Naxos Brasil

“A programação das montagens escolhidas para 2021 procura abarcar um repertório que têm além de títulos raramente encenados no Brasil aqueles bastante adequados ao perfil e tamanho do Theatro São Pedro, de modo a oferecer ao público uma diversidade do espectro operístico em um espaço acústico privilegiado para a escuta dessas obras”, diz Paulo Zuben, diretor artístico e pedagógico da Santa Marcelina Cultura. 

“Nesses últimos anos, procuramos realizar óperas de compositores do século XX como Stravinsky, Busoni, Britten e Janácek, novas encomendas a autores brasileiros, como Flo Menezes e Leonardo Martinelli, conjuntamente com títulos de compositores barrocos e clássicos, como Händel, Haydn, Mozart, Donizetti e Rossini. Entendemos que essas escolhas são essenciais para o desenvolvimento da proposta artística do teatro e fundamentais para a compreensão da importância da ópera como uma linguagem atual. O desafio da pandemia também trouxe restrições para a escolha das obras da programação de 2021 em função da nossa preocupação em atender todos os protocolos exigidos para que as produções possam ser realizadas e o Theatro São Pedro possa receber artistas e público com segurança”, completa. 

A nova colaboração do teatro com a São Paulo Companhia de Dança estreia em setembro. O espetáculo terá direção musical de Ricardo Ballestero e serão apresentadas coreografias de Esdras Hernández Villar, Jonathan dos Santos e Mônica Proença, para peças dos compositores Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Alberto Ginastera e Miguel del Águila.

Ira Levin [Divulgação / Michael Reinicke]
Ira Levin [Divulgação / Michael Reinicke]

Leia também
Notícias
Violoncelista Watson Clis morre em São Paulo aos 79 anos
Notícias Instituto Baccarelli passa para final de prêmio da Classical:NEXT
Notícias Documentário sobre o Neojiba passa a integrar catálogo da Netflix
Especial Martha Argerich: oito vídeos para celebrar os 80 anos da pianista
Colunistas Caminho do sonho, por Jorge Coli

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.