Violoncelista Hayoung Choi inicia turnê brasileira com concerto em Manaus

por Redação CONCERTO 24/09/2023

Vencedora do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica, a violoncelista Hayoung Choi inicia esta semana uma turnê pelo Brasil, com concertos ao lado de orquestras e recitais solo. Aos 25 anos, ela vai apresentar, entre outras obras, o Concerto para violoncelo e orquestra de Dvorák e o Concerto nº 1 de Haydn.

No dia 28, ela toca com a Amazonas Filarmônica, em Manaus. Nos dias 5 e 6 de outubro, ela segue para Belo Horizonte, para solar com a Filarmônica de Minas Gerais. Nos dias 8 e 10, sua agenda tem recitais na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, em São Paulo, e no Auditório Regina Castillo, e Curitiba. E, no dia 15, ela será a solista de apresentação da Orquestra Jovem do Estado na Sala São Paulo. 

Filha de uma arteterapeuta e um professor de história europeia, Hayoung nasceu na Alemanha, mas iniciou seus estudos na Coreia do Sul. Chegou a experimentar o piano, mas foi conquistada pelo violoncelo aos 6 anos por influência da mãe, a quem acompanhava durante aulas sobre o instrumento. “Sinto que ele tem uma voz muito humana e possui todas as gamas de sonoridades possíveis, por meio das quais posso me expressar. Isso é muito especial”, contou, em entrevista à edição de outubro da Revista CONCERTO.

Aos 10 anos, ela foi convidada a estudar com o norte-americano Bernard Greenhouse. Passou, então, duas temporadas de férias em sua casa, em Boston, onde ele transmitia ensinamentos da época em que foi aluno do catalão Pablo Casals. Aos 13, Hayoung pediu aos pais para permanecer na Europa. Ficou dois anos na escola Purcell, na Inglaterra, até retornar de vez à Alemanha para se formar na Academia Kronberg e estabelecer sua base de atuação.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO 
Música e poesia, uma conversa com Hayoung Choi, por Amanda Queirós
Notícias Prepare-se: os principais destaques da agenda da semana
Notícias Coral Paulistano realiza leituras públicas de novas obras
Notícias Maria João Pires cancela turnê no Brasil e será substituída em São Paulo por Javier Perianes
Crítica Jordi Savall: da espiritualidade introspectiva à exuberância coreográfica, por Irineu Franco Perpetuo

A violoncelista Hayoung Choi, vencedora do Concurso Rainha Elizabeth [Divulgação]
A violoncelista Hayoung Choi, vencedora do Concurso Rainha Elizabeth [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.