Virtuosi realiza nova edição com concertos, aulas e palestras

por Redação CONCERTO 15/03/2021

O Festival Virtuosi, um dos mais importantes da América Latina, realiza entre os dias 16 e 28 de março, sua trigésima terceira edição. A programação será toda realizada pela internet, e inclui concertos, master classes, palestras e debates.

“Foi um desafio repensar o formato do festival. Tivemos que aprender a dominar a parte tecnológica e a fazer uma curadoria a distância, mas está tudo surpreendente. Estamos muito felizes com essa oportunidade, e apesar de ser virtual, de estarmos longe dos nossos artistas, de não termos a chance do abraço nem de desejar boa sorte quando entra no palco, tenho certeza de que apresentaremos como sempre, grandes artistas e excelente programação”, diz Ana Lúcia Altino, diretora do festival.

A programação começa, no dia 16, com a série Virtuosi Diálogos, que até o dia 18 vai contar com a participação do professor Sergio Barza. Os temas debatidos serão “Falando de música a partir do Som e Elementos do Discurso Musical”, “Traçando a evolução da Música a partir da História e Estética Musical” e “Como ouvimos Música hoje? Desafios da escuta e compreensão no século XXI”.

A série de concertos têm início no dia 19, com um encontro entre o bailarino Thiago Soares e o violista Rafaell Altino. Os dois vão interpretar um novo trabalho a partir da Chaconne, de Bach, além de falar sobre suas carreiras e mostrar gravações recentes. 

Ragazze Quartet [Divulgação / Nichon Glerum]
Ragazze Quartet [Divulgação / Nichon Glerum]

No dia 20, o pianista russo Peter Laul apresenta sonatas de Beethoven, sobre as quais vai conversar com o público. O compositor também é tema, no dia 21, do concerto do violinista Jonathan Crew, ao qual se segue recital do oboísta pernambucano Isaac Duarte, com peças de Kaplan, Osvaldo Lacerda e Beetholven Cunha.

A partir do dia 22 e até o dia 24, os recitais abrem espaço para a série Nova Geração, com jovens artistas pernambucanos: o violoncelista Fernando Trigueiro; o violista Raul Victor; o pianista Luis Felipe de Oliveira; e o violinista Gilson Filho.

No dia 25, um recital de canções, gênero ao qual o Virtuosi sempre abriu espaço: desta vez, a soprano e pianista Rachel Fenlon canta obras de Messiaen, Schubert, Alma Mahler e George Crumb. No mesmo dia, o festival também apresenta recital do contrabaixista Catalin Rotaru.

O violoncelista Antonio Meneses, em apresentações com os pianista Gerard Wyss e Ricardo Castro, é a atração do dia 26. E, no dia 27, apresenta-se o holandês Ragazze Quartet, formado Rosa Arnold, Jeanita Vriens, Annemijn Bergkotte e Rebecca Wise. Todos os concertos serão antecedidos de comentários de Ana Lúcia Altino. 

O Virtuosi promove ainda quatro palestras. No dia 22, Marcelo Jaffé fala sobre o Quarteto de cordas; no dia 23, a interpretação musical e a subjetividade será o tema da compositora Marisa Rezende; Camila Fresca, nos dias 24 e 25, fala sobre Mulheres na Música; e, no dia 26, a violinista Soh-Hyun Park Altino faz a palestra Apresentando sanjos: cantar, chorar e falar em coreano no violino. As masterclasses, com Isaac Duarte, Rafaell Altino, Jonathan Crow, Leonardo Altino e Catalin Rotaru acontecem entre os dias 22 e 26.
 
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
Livro, CD e recital celebram aniversário de Edino Krieger
Notícias Semana Internacional de Música de Câmara realiza nona edição com debate e recitais on-line
Notícias Evento revela bastidores dos teatros e expõe dificuldades do setor na pandemia
Notícias Morre Lauro Gomes Pinto, um defensor da memória da música brasileira
 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.