‘Nabucco’ estreia no Theatro Municipal para refletir sobre o presente

por Redação CONCERTO 26/09/2024

Foi com a ópera Nabucco que a carreira de Giuseppe Verdi teve de fato início. Após um momento atribulado, com tragédias familiares e a má recepção à ópera Un giorno di regno, ele havia decidido parar de compor até entrar em contato com o libreto sobre Nabucodonosor, que se transformou em sucesso instantâneo na cena italiana.

A ópera chega esta semana ao Theatro Municipal de São Paulo, com récitas nos dias 27, 28, 29 e, em outubro, nos dias 1º, 2, 4 e 5. Os barítonos Alberto Gazale e Brian Major e as sopranos Marigona Qerkezi e Marsha Thompson encabeçam o elenco; Roberto Minczuk assina a direção musical do espetáculo. A produção é assinada pela diretora brasileira Christiane Jatahy e estreou em junho de 2023 no Grande Teatro de Genebra, na Suíça.

O libreto  narra a história de perseguição de Nabucodonosor, da Babilônia, ao povo judeu. "Não mudamos o libreto. Mas foi central retratar a questão nos dias de hoje. Por isso, a montagem traz elementos como os figurantes que representam, junto com o coro, o povo exilado que será formado por pessoas refugiadas. Pessoas que fugiram das guerras de hoje e estão ali para contar essa história”, explica a diretora

“A utilização das câmeras em cena, e também da projeção, tem, para mim, uma função dramatúrgica. Elas não são só imagens para mostrar de perto o que está acontecendo, elas vão possibilitando outros pontos de vistas sobre o que não está tão visível”, afirma.

 Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Ouvinte Crítico

Leia também
Notícias 
Osesp anuncia temporada e vai dedicar ciclo a Tchaikovsky em 2025
Notícias Crítica elogia estreia de ‘Domitila’, de Ripper, na Espanha 
Notícias ‘Orquestras em pauta’ lança Manifesto de Belo Horizonte
Notícias Matthias Goerne canta ciclos de Schubert no Teatro Cultura Artística
Crítica Música para nossos dias, por Nelson Rubens Kunze

Cena da ópera 'Nabucco', de Verdi [Divulgação/Larissa Paz]
Cena da ópera 'Nabucco', de Verdi [Divulgação/Larissa Paz]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.