Ópera de Tenerife vai encenar ‘Yerma’, de Villa-Lobos, com nova edição da partitura

por Redação CONCERTO 24/04/2025

Programação terá ainda Domitila, de João Guilherme Ripper, e Romeu e Julieta, de Gounod, em produção de André Heller-Lopes

A Ópera de Tenerife anunciou na quarta-feira, 23, sua temporada 2025/2026, com a presença de duas óperas brasileiras. A abertura da programação será com Yerma, de Villa-Lobos; e, na série Ópera en minúscula, será encenada Domitila, de João Guilherme Ripper. A presença brasileira se completa com o diretor André Heller-Lopes, que estará à frente de uma nova montagem de Romeu e Julieta, de Gounod.

Yerma, que Villa-Lobos escreveu a partir do texto do poeta Federico García Lorca, será apresentada nos dias 14, 16, 17 e 18 de outubro, com regência de Luiz Fernando Malheiro e direção de Paco Azorín. A produção é colaboração entre o Auditório de Tenerife, o Teatro de la Zarzuela, de Madri, e o Festival Amazonas. 

A partitura da ópera a ser utilizada foi revista por Malheiro a partir de encomenda da Academia Brasileira de Música. O elenco é formado pelas sopranos Berna Perles e María Miró (Yerma), pelo tenor Alejandro Roy (Juan); o barítono Javier Castañeda (Victor); e pela mezzo soprano Anna Gomà (María).

A produção de Domitila, em setembro, tem a direção cênica de Nicola Beller-Carbone. A montagem estreou na Fundación Juan March, de Madri, em setembro de 2024, e foi apresentada no Teatro Mayor de Bogotá em fevereiro de 2025. A soprano portuguesa Ana Quintans canta o papel da Marquesa de Santos, acompanhada por Irene Navarro (clarinete), Esteban Jimenez (cello) e Borja Mariño (piano), que também assina a direção musical.

Romeu e Julieta será apresentada nos dias 15, 17, 19 e 21 de março de 2026, com direção de Heller-Lopes e direção musical de José Luis Gómez. No elenco, já estão confirmados o tenor Airam Hernández (Romeu) e a soprano Sofía Sparza (Julieta).


Leia também
Notícias 
Estefan Iatcekiw conquista 1º lugar no Concurso de Piano de Vigo
Notícias Theatro da Paz, em Belém, promove estreia mundial da ópera ‘Cobra Norato’, de André Abujamra
Notícias Orquestra Jovem do Estado apresenta gala lírica na Sala São Paulo
Crítica No ‘Fidelio’ do Theatro São Pedro, o ódio e a banalidade moralista se destacam, por João Luiz Sampaio


Detalhe de cartaz da Ópera de Tenerife para a encenação de 'Yerma' [Reprodução]
Detalhe de cartaz da Ópera de Tenerife para a encenação de 'Yerma' [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.