O Theatro Municipal de São Paulo apresenta nos dias 10, 11 e 12 a ópera A noiva do mar, de Lycia de Biase Bidart, compositora brasileira do século XX de grande produtividade composicional, mas pouca visibilidade nos meios acadêmico e musical.
O espetáculo conta com direção cênica e dramaturgismo de Jaoa de Mello, regência de Kaique Stumpf, Marina Figueira no piano, iluminação de Felipe Tchaça e direção de arte de Victor Paula. As apresentações, que integram a série Fora da Caixa, ocupam a cúpula do Municipal.
A ópera A noiva do mar chega aos palcos após um processo de resgate e edição feito pelos pesquisadores Diego Maurilio, Éder Augusto, Guilherme Baldovino e Janaina Avanzo, do Departamento de Música da ECA-USP, com apoio do projeto Rumos Itaú Cultural.
O libreto, baseado no conto A noiva do golfinho, de Xavier Marques, conta a história de Marina, uma menina órfã, adotada por um casal de idosos na ilha de Tinharé, no litoral da Bahia. A moça passava a maior parte do tempo sozinha, à beira mar, cantando e pedindo ao oceano que lhe trouxesse um marinheiro com quem se casaria.
Ainda que os outros moradores do povoado não conhecessem ou sequer tivessem notícias de tal marinheiro, uma festa de casamento foi marcada. No dia, o homem não apareceu. Até que, subitamente, uma tempestade acometeu o local e a moça correu em direção ao mar, desaparecendo para sempre.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Crítica ‘Deus! Onde estás?’, por Nelson Rubens Kunze
Entrevista Uma conversa com Gabriele Leite, por Camila Fresca
Notícias Festival Callas anuncia datas da nova edição e abre inscrições para concurso
Notícias Ópera ‘Carmen’ sobe ao palco em Ribeirão Preto e Batatais
Crítica Bryn Terfel na Sala São Paulo: ópera cantada com apuro de lied, por Irineu Franco Perpetuo
![Detalhe do manuscrito da ópera 'A noiva do mar' [Reprodução]](/sites/default/files/inline-images/w-A%20noiva.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.