Ópera Latinoamerica cria programa de mentorias para mulheres 

por Redação CONCERTO 06/03/2025

A Ópera Latinoamerica (OLA), que reúne teatros e produtores de ópera de todo o continente, criou o Programa Mentorías, com “o objetivo de apoiar e potencializar o desenvolvimento profissional de mulheres que trabalham em instituições que integram a organização”. A iniciativa faz parte do Fórum de Mulheres da OLA, que foi criado durante o Festival Amazonas de Ópera em 2023.

O projeto contará com assessoria da organização chilena Mujeres Empresarias e será realizado em diferentes etapas, desde a preparação da primeira geração de mentoras da OLA até a execução das mentorias. Segundo comunicado da OLA, o projeto tem como inspiração “o poder das grandes heroínas da óperas – a coragem de Brünhilde, no Anel de Wagner; a determinação de Carmen ou a valentia de Leonora, em Fidelio –, para mencionar apenas algumas”. 

“Cerca de 52% das organizações do OLA são dirigidas por mulheres e, na maioria dos casos, é a primeira vez que elas estão sob uma liderança feminina, o que representa uma oportunidade para impulsionar avanços em temas relacionados às questões gênero”, diz Alejandra Martí, diretora executiva da OLA. 

“O programa tem uma abordagem muito ligada  à nossa organização, pois serão as grandes mulheres líderes dos teatros da OLA que compartilharão suas experiências e seu know-how com outras mulheres da rede, fortalecendo não apenas as competências dos equipamentos, mas também o trabalho colaborativo”, completa. 

Entre março e maio, a organização Mujeres Empresarias fará a capacitação, o treinamento e a formação das mentoras da OLA, por meio de sessões de trabalho em que serão compartilhados conhecimentos, práticas e estratégias para a execução das mentorias. Em seguida, será aberta uma convocação dirigida às mulheres que trabalham em instituições que integram a organização. O  processo de seleção será realizado até o final do mês de junho e as profissionais poderão se inscrever para abordar áreas como a direção de organizações culturais, a programação artística e a direção técnica, a administração e as finanças, a comunicação e o marketing, entre outros aspectos.

“Na Mujeres Empresarias, acreditamos no poder transformador das mentorias como uma ferramenta chave para acelerar o desenvolvimento profissional de mais mulheres. Esta aliança com a OLA nos permite ampliar nosso impacto a uma indústria tão relevante quanto a cultural, onde é fundamental que mais mulheres acessem espaços de liderança. Esperamos que este programa gere um forte efeito, na medida em que as participantes cresçam profissionalmente e se convertam em futuras referências que inspirem outras”, destaca Francisca Valdés, diretora da organização. 

Leia também
Notícias 
Soprano brasileira vai integrar Academia da Ópera de Paris 
Notícias Inspirado em Antonio Meneses, novo festival vai oferecer 20 bolsas a jovens músicos brasileiros
Notícias Música dos EUA é destaque da edição de março da Revista CONCERTO
Opinião A remontagem de ‘O guarani’ e o desbatismo da ópera, por Júlia Tygel
Crítica A “música nova” de Palestrina, por João Marcos Coelho

Carmen Gloria Larenas, presidenta da OLA, Alejandra Martí, diretora executiva da OLA, Francisca Valdés e Carolina Eterovic, diretoras da Mujeres Empresarias
Carmen Gloria Larenas, presidenta da OLA, Alejandra Martí, diretora executiva da OLA, Francisca Valdés e Carolina Eterovic, diretoras da Mujeres Empresarias, durante assinatura da parceria [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.