Inscrições iniciam hoje e vão até o dia 10 de junho; programa oferecerá 30 vagas e encenará uma ópera no fim do ano
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) anuncia a criação de um Ópera Estúdio. Com direção artística de Evandro Matté e coordenação pedagógica de Flávio Leite e Laura de Souza, o programa oferecerá aulas e masterclasses com profissionais de referência e será realizado entre junho e dezembro de 2022. As inscrições para o processo seletivo seguem até o dia 10 de junho e devem ser feitas no site da Ospa. Tanto o Ópera Estúdio quanto as inscrições são gratuitas.
“Esse curso é a continuidade das ações que temos promovido nos últimos anos voltadas à produção operística. É uma forma de contribuirmos para a formação profissional nesse gênero. Não à toa, desde a temporada 2015 da Ospa, realizamos todos os anos esse tipo de espetáculo”, afirma o maestro Evandro Matté.
O programa terá módulos intensivos mensais que abordarão os seguintes tópicos: Dicção e Fonética, Técnica de Alexander e Voz, Teatro e o Corpo em Cena, Dança, Planejamento de Carreira, Prática e Estudo de Repertório. Entre os professores, já estão confirmadas as participações de Eiko Senda, Gabriela Geluda, Alessandro Sangiorgi, André Meneghello, Igah Hamaad e Veruschka Mainhard. O Ópera Estúdio será concluído com a montagem de uma ópera.
“O complexo Cultural Casa da Ospa tem recebido a atenção do governo do Estado na atual gestão. [...] A criação do Ópera Estúdio é mais uma porta que se abre para a promoção de novos talentos, agora com oferta de curso de formação em canto lírico pautado pelo mais alto padrão técnico. Destaco dois aspectos importantes: a democratização do acesso às vagas e o contato direto que os alunos terão com artistas de renome internacional. Isto certamente elevará o canto lírico no Rio Grande do Sul a um outro patamar”, pontua a secretária de estado da Cultura, Beatriz Araujo.
Clique aqui para acessar o edital do Ópera Estúdio.
Clique aqui para mais informações no site da Ospa.
Leia também
Notícias ‘Aida’ estreia no Theatro Municipal de São Paulo e reflete sobre o absurdo da guerra
Notícias Sinfônica Jovem de Goiás faz quatro concertos na Alemanha
Notícias Netflix divulga primeiras imagens de filme sobre Leonard Bernstein
Crítica Venham a Campinas, por Jorge Coli
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.