Orquestra Sinfônica de Porto Alegre cria Ópera Estúdio

por Redação CONCERTO 02/06/2022

Inscrições iniciam hoje e vão até o dia 10 de junho; programa oferecerá 30 vagas e encenará uma ópera no fim do ano

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) anuncia a criação de um Ópera Estúdio. Com direção artística de Evandro Matté e coordenação pedagógica de Flávio Leite e Laura de Souza, o programa oferecerá aulas e masterclasses com profissionais de referência e será realizado entre junho e dezembro de 2022. As inscrições para o processo seletivo seguem até o dia 10 de junho e devem ser feitas no site da Ospa. Tanto o Ópera Estúdio quanto as inscrições são gratuitas.

“Esse curso é a continuidade das ações que temos promovido nos últimos anos voltadas à produção operística. É uma forma de contribuirmos para a formação profissional nesse gênero. Não à toa, desde a temporada 2015 da Ospa, realizamos todos os anos esse tipo de espetáculo”, afirma o maestro Evandro Matté. 

O programa terá módulos intensivos mensais que abordarão os seguintes tópicos: Dicção e Fonética, Técnica de Alexander e Voz, Teatro e o Corpo em Cena, Dança, Planejamento de Carreira, Prática e Estudo de Repertório. Entre os professores, já estão confirmadas as participações de Eiko Senda, Gabriela Geluda, Alessandro Sangiorgi, André Meneghello, Igah Hamaad e Veruschka Mainhard. O Ópera Estúdio será concluído com a montagem de uma ópera. 

“O complexo Cultural Casa da Ospa tem recebido a atenção do governo do Estado na atual gestão. [...] A criação do Ópera Estúdio é mais uma porta que se abre para a promoção de novos talentos, agora com oferta de curso de formação em canto lírico pautado pelo mais alto padrão técnico. Destaco dois aspectos importantes: a democratização do acesso às vagas e o contato direto que os alunos terão com artistas de renome internacional. Isto certamente elevará o canto lírico no Rio Grande do Sul a um outro patamar”, pontua a secretária de estado da Cultura, Beatriz Araujo.

Clique aqui para acessar o edital do Ópera Estúdio.

Clique aqui para mais informações no site da Ospa.

Leia também
Notícias
 ‘Aida’ estreia no Theatro Municipal de São Paulo e reflete sobre o absurdo da guerra 
Notícias Sinfônica Jovem de Goiás faz quatro concertos na Alemanha
Notícias Netflix divulga primeiras imagens de filme sobre Leonard Bernstein
Crítica Venham a Campinas, por Jorge Coli

Ópera produzida pela Ospa no Theatro São Pedro em 2019 (divulgação)
Ópera produzida pela Ospa no Theatro São Pedro em 2019 (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.