Palácio das Artes de Belo Horizonte encena ‘A flauta mágica’ cinematográfica

por Redação CONCERTO 19/09/2022

O Palácio das Artes de Belo Horizonte apresenta nos dias 22, 24 e 25 uma nova produção da ópera A flauta mágica, de Mozart, uma das mais célebres obras do repertório. A direção cênica é de Carla Camurati e a direção musical, de Silvio Viegas, regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

No elenco, estão cantores como a soprano Camila Titinger (Pamina), Anibal Mancini (Tamino), Felipe Oliveira (Papageno), Savio Sperandio (Sarastro) e Daiana Melo (Rainha da Noite). 

“Procurei dar à ópera uma fluência quase cinematográfica à montagem. Acredito que Mozart quisesse fazer um filme e aproveitar toda a simbologia que existe por trás da música e do libreto, sublinhando os momentos importantes de cada personagem”, afirma a diretora, para quem é preciso não “infantilizar” a narrativa. 

“Os personagens são lúdicos, mas eu quis, sem perder o sabor, tirar a infantilidade que às vezes permeia algumas montagens. Mozart, nesta ópera, coloca a música como o grande poder de transformar as pessoas. Por isso o som da flauta alegrando e encantando os bichos, ajudando Tamino em seu caminho, assim como o som dos sinos de Papageno, que amolece o coração dos inimigos”, conta a diretora.

Para Viegas, Mozart “extrai da orquestra e do coro sonoridades raras, criando um ambiente musical perfeito para ópera”. “Os maravilhosos temas apresentados na abertura, nas árias de Tamino, Pamina e Sarastro, a impressionante escrita vocal da Rainha da Noite, com seus superagudos, a caracterização divertida e ingênua do Papageno e o uso de uma orquestração única, fazem o sucesso dessa ópera.”

“Fazer Mozart é sempre um grande desafio, pois sua escrita é transparente, delicada e perfeita”, ressalta Viegas. “Todos os detalhes precisam ser trabalhados: cuidado com afinação, com cada articulação. Procuramos sempre manter o estilo da obra, e esse é o nosso maior desafio.”

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias
 Com música de Ronaldo Miranda, estreia balé inspirado em 'Macunaíma'
Notícias Magdalena Kozena canta árias de Händel na Sala São Paulo
Notícias Prepare-se: dez destaques da programação da semana
Crítica Poesia em forma coral, no texto e na música, por Camila Fresca

Daiana Melo como a Rainha da Noite [Divulgação/Paulo Lacerda]
Daiana Melo como a Rainha da Noite [Divulgação/Paulo Lacerda]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.