Theatro Municipal de São Paulo abre temporada lírica com ‘Così fan tutte’, de Mozart

por Redação CONCERTO 17/03/2023

O Theatro Municipal de São Paulo abre na sexta-feira, dia 24, sua temporada lírica com uma nova produção de Così fan tutte, de Mozart. A obra é uma das três parcerias entre o libretista Lorenzo da Ponte e o compositor – as outras são Don Giovanni e As bodas de Fígaro. Nela, dois rapazes tentam descobrir se as amantes são fiéis a eles.

“A ópera sempre me pareceu muito difícil de fazer, pela própria natureza, pois Mozart não permite jamais que ela caia no banal. A sinopse você explica em um minuto. Mas as camadas que Mozart sugere são diversas. Ele nos leva a lugares de realismo, outros de reflexão filosófica, pode ser sentimental, cínico”, diz Julianna Santos, responsável pela direção cênica, em entrevista publicada na edição de março da Revista CONCERTO.

“Para mim, o que Mozart traz é a questão da expectativa com relação ao outro e a si próprio – expectativas que podem ser frustradas. As certezas vão sendo quebradas ao longo da história. Não vejo isso pelo filtro da culpa católica, da traição, mas por meio das pulsões humanas. Eu busco transitar pela ambiguidade, que é o que a música traz de especial para essa narrativa. Tento trazer de forma poética o que se sugere realista, indo para um plano mais imaginativo, evocando em cenários essa relação entre o que é e o que não é, recorrendo ao simbólico, mas sem apostar no abstrato, sem abrir mão de narrar os eventos. Há um jogo de espelhos fascinante na ópera; ela não é apenas sobre “elas”, como diz o título. Não quis entrar na guerra dos sexos, mas, sim, pensar naquilo que é humano. Assim fazem todas, todos, todes.”

A direção musical é do maestro Roberto Minczuk, à frente da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico Municipal. Dois elencos se dividem em cena. Nos dias 24, 26 e 29 de março e 1º de abril, cantam Laura Pisani, Josy Santos, Aníbal Mancini, Michel de Souza, Saulo Javan e Chiara Santoro. Já nos dias 25, 28 e 31, o elenco é formado por Gabriella Pace, Juliana Taino, Luciano Botelho, Felipe Oliveira, Murilo Neves e Carla Domingues.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Revista CONCERTO
Jogo de espelhos: entrevista com Julianna Santos, por João Luiz Sampaio [acesso exclusivo para assinantes]
Notícias Soprano Érika Muniz é a nova regente do Coral Infantil da Osesp
Notícias Prepare-se: os destaques da semana
Notícias Centro em Concerto inaugura temporada discutindo desafios da atividade musical

Anibal Mancini, Laura Pisani, Saulo Javan, Chiara Santoro, Michel de Souza e Josy Santos [Divulgação/Stig de Lavor]
Anibal Mancini, Laura Pisani, Saulo Javan, Chiara Santoro, Michel de Souza e Josy Santos [Divulgação/Stig de Lavor]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Link permanente

Estarei lá no foyer no dia 26 ávido por uma grande apresentação. O Municipal começa bem a temporada lírica com Mozart. Muito toi toi toi para os solistas, coro, orquestra e demais envolvidos com esta produção.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.