Theatro Municipal do Rio de Janeiro faz dobradinha com óperas brasileiras

por Redação CONCERTO 15/10/2022

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta no domingo, dia 16, uma dobradinha de óperas brasileiras. Em versão de concerto, serão apresentadas Artemis, de Alberto Nepomuceno, e Jupyra, de Francisco Braga. A regência é de Marcelo de Jesus.

Artemis, escrita a partir do libreto de Coelho Neto, narra a história de um escultor obcecado pela criação de uma gigantesca escultura inspirada na deusa grega da caça. Em busca da perfeição de sua obra prima, o escultor abandona a família e os afazeres do cotidiano, e se deixa envolver totalmente pelo processo criativo, transformado em sua maior obsessão e eventualmente o levando à loucura.

Jupyra, por sua vez, tem como personagem-título a jovem indígena que trabalha nas terras de Carlito, com quem mantém uma relação amorosa. Mas Carlito está noivo e, ao se afastar, provoca a ira da amante, que trama seu assassinato.

As duas óperas foram escritas na passagem do século XIX para o século XX e mostram uma mistura de influências à luz da época. Tanto Artemis como Jupyra fazem uso de um discurso musical contínuo, que evoca a influência wagneriana. E Francisco Braga, que estudou em Paris, empresta à história de corte verista elementos da música francesa.

Artemis terá a participação do barítono Inácio de Nonno e das sopranos Marianna Lima, Helen Heinzle, Magda Belloti e Carolina Morel.

Em Jupyra, atuam, além de De Nonno, as sopranos Tatiana Carlos e Flavia Fernandes e o tenor Paulo Mandarino. Marcelo de Jesus estará à frente da Orquestra Sinfônica e do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Crítica 
Cinco canções de Nepomuceno em primeira gravação mundial, por João Marcos Coelho
Notícias Raridade: um disco gravado por Nelson Freire aos 5 anos, com composições próprias
Notícias Orquestra Jovem do Estado interpreta 'Nona sinfonia' de Mahler na Sala São Paulo
Crítica Razão e sensibilidade, por Nelson Rubens Kunze

O compositor Alberto Nepomuceno [Reprodução]
O compositor Alberto Nepomuceno [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.