Retrospectiva 2022: Emmanuele Baldini, spalla da Osesp e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Acredito que 2022 será lembrado para sempre como o ano do renascimento, já que mesmo as atividades culturais tendo sido retomadas no ano anterior, foi a partir de 2022 que tivemos a volta de programações planejadas e, nas grandes instituições, a volta das assinaturas.
Do ponto de vista pessoal comecei o ano com a temporada da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí pronta, tendo que lidar com um desafio novo: elaborar uma programação rica, variada e didática sem conhecer os músicos com os quais trabalharia! Acredito que atingi o propósito e a resposta aos nossos esforços foi a lotação completa do Teatro Procópio Ferreira em Tatuí em todas as apresentações.
É também um orgulho muito grande ter terminado minha primeira temporada como regente titular do grupo com a reestreia, após 162 anos, da ópera A noite de São João, de Elias Álvares Lobo, um velho sonho meu que graças ao entusiasmo e ao trabalho dos amigos que trabalham no Conservatório conseguimos realizar. Foi um ano de conhecimento mútuo, e tenho certeza que se os primeiros passos foram muito positivos, os próximos certamente serão extraordinários (acabamos de receber a notícia de que o numero de inscrições para os bolsistas da orquestra em 2023 mais que dobrou em relação aos anos anteriores).
Do ponto de vista das gravações fui agraciado com a indicação para o Grammy Latino com o álbum das Sonatas de Villa-Lobos, mas ao mesmo tempo outras gravações foram realizadas, como aquela do inédito e genial Concerto para violino de Mignone (com a Osesp e Giancarlo Guerrero), ou como um álbum inteiro dedicado a Almeida Prado, entre outras, sempre pela Naxos.
Por último, preciso falar da minha imensa felicidade em manter o contato semanal com os amigos ouvintes do programa “Contrastes” da Rádio Cultura, que está chegando a 400 episódios. Quem diria, quando anos atrás gravei meus primeiros programas, que chegaria a esse invejável número, e que o rádio se tornaria mais um veiculo de comunicação com o meu público!
[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2022 da Revista CONCERTO.]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.