Fabio Mechetti: um ano de marcos históricos

por Redação CONCERTO 07/01/2023

Retrospectiva 2022: Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais 

Após dois anos de resiliência devido à pandemia que assolou a vida cultural mundial, 2022 simbolizou um renascimento quase pleno das atividades musicais no país. Para a Filarmônica de Minas Gerais, foi um ano extremamente especial. Além da proposta de uma programação diversificada, rica e de grande qualidade, tivemos a oportunidade de realizar nossa primeira turnê europeia, quando da celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, em concertos realizados em três cidades portuguesas: Lisboa, Porto e Coimbra. Fomos recebidos calorosamente pelo público português, com especial destaque para o concerto realizado em 7 de setembro nos jardins da Torre de Belém, com a presença de milhares de ouvintes e transmissão direta pela RTP.

Além desse marco histórico para a filarmônica, ressalto a continuação do projeto de gravações da série A música do Brasil, iniciativa do Itamaraty e colaboração do selo Naxos. Três registros foram realizados ao longo da temporada: as duas sinfonias e o Reisado do Pastoreio de Lorenzo Fernandez, aberturas de Carlos Gomes e obras corais-sinfônicas de D. Pedro I, sendo este o primeiro álbum totalmente dedicado a obras do imperador, com a primeira gravação mundial do Te Deum.

Com a melhora das condições sanitárias pós-pandêmicas, a filarmônica retomou sua presença nas praças públicas de Belo Horizonte, assim como em inúmeras cidades do interior mineiro, fortalecendo cada vez mais seu compromisso com a divulgação da música sinfônica àqueles que poucas oportunidades tiveram de vivenciar a sua força.

Em 2023, a Filarmônica comemorará seus primeiros 15 anos de vida, celebrando, através de uma programação extremamente atrativa, os resultados palpáveis conseguidos nesta década e meia de atividades. Parabéns à Filarmônica de Minas Gerais, seus músicos, funcionários, diretores, conselho, Estado de Minas Gerais e patrocinadores que apostam fortemente neste projeto de sucesso. 

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2022 da Revista CONCERTO.]

Fabio Mechetti

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.