Inês Bogéa: criando uma história singular e plural

por Redação CONCERTO 22/01/2024

Retrospectiva 2023: Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, da Associação Pró-Dança 

À medida que o tempo avança, o presente torna-se um efêmero instante que vivenciamos intensamente. Em 2023, a São Paulo Companhia de Dança e a São Paulo Escola de Dança, conectadas em missão e paixão, celebram, respectivamente, 15 e 2 anos de contribuições para a arte e educação. Gerida pela Associação Pró-Dança e parte integrante da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, a Companhia expandiu sua arte por meio de performances em 14 cidades paulistas, seis francesas, cinco alemãs e uma incursão em Portugal com atividades educativas.

Em São Paulo, além de celebrar uma década do programa de assinaturas no Teatro Sérgio Cardoso, marcou presença no Theatro São Pedro, em Fábricas de Cultura e em SESCs. Este ano, as estreias incluíram obras de quatro coreógrafos internacionais como Shahar Binyamini, Goyo Montero, Marco Goecke e Stephen Shropshire, além de cinco brasileiros: Lili de Grammont, Arilton Assunção, Poliane Fogaça e Eduardo Fukushim – em uma colaboração com o Centro Cultural São Paulo – e Lucas Valente.

As ações educativas foram fundamentais para a disseminação e democratização desta arte, assim como as ações de registro e memória da dança: lançamos o 41º documentário Figuras da Dança de Carlos Demitri e outros três videodanças inspirados em obras do repertório. A São Paulo Escola de Dança recebe atualmente mais de mil estudantes, divididos em uma variedade de cursos, empenhados em aprofundar seus conhecimentos e participar de um diálogo enriquecedor com uma equipe multifacetada.

A Escola é um espaço vibrante de intercâmbio, que fomenta criações coreográficas, residências artísticas e performances, que promovem uma interação contínua entre estudantes, artistas, educadores e público. Na São Paulo Companhia de Dança e na São Paulo Escola de Dança tecemos uma história singular e plural, celebrando a dança não só no palco, mas também por meio de imagens e palavras. Que 2024 venha carregado de movimento.  

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2023 da Revista CONCERTO.]

Inês Bogéa

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.