Paulo Abrão Esper: a ópera rumo ao interior

por Redação CONCERTO 26/01/2023

Retrospectiva 2022: Paulo Abrão Esper, diretor geral e artístico da Cia. Ópera São Paulo 

O ano se encerra com um Brasil mais otimista em relação a área cultural e com muitas realizações. A Cultura Artística, como todos os anos, realizou uma temporada memorável com grandes nomes da cena musical internacional. O Theatro Municipal pôde finalmente repor a ópera Aida prevista para 2020 e realizou duas encenações de grande valor artístico: O cavaleiro da rosa e o Amor das três laranjas.

Juntamente com a excelente temporada do Theatro São Pedro, que terminou com uma espetacular Ariadne auf Naxos, essas casas fizeram de São Paulo, como sempre, a capital da ópera no Brasil.

Mas a ópera se espalhou pelo país com as diversas companhias de Norte a Sul, e o Festival Amazonas de Ópera em Manaus uma vez mais imprimiu seu selo de qualidade único na América Latina. Com relação à Cia Ópera São Paulo, realizamos a 20ª edição consecutiva do Festival Callas e a turnê da ópera I pagliacci com 18 apresentações, contando com o apoio da Amigos da Arte e o patrocínio do Consulado Geral da Itália em São Paulo e do Istituto Italiano di Cultura, instituições que também patrocinaram o Tributo Renata Tebaldi 100 anni no Theatro Municipal e o Concerto Rossini no Theatro São Pedro. Parcerias fundamentais para o crescimento artístico, e que significam oportunidade de trabalho aos jovens cantores líricos, com convidados de relevância artística internacional.

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2022 da Revista CONCERTO.]

 

Paulo Esper

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.