Retrospectiva 2022: Sabine Lovatelli, fundadora e presidente do Mozarteum Brasileiro
Em 2022, tivemos a satisfação de retomar apresentações ao vivo, após os dois anos de recesso provocados pela fase mais desafiadora da pandemia. Depois desse período de recolhimento, foi muito bom proporcionar prazer musical para nosso público, novamente reunido na sala de concerto. Além dos espetáculos na Sala São Paulo, em 2022 intensificamos nossas ações educativas que, cada vez mais, nos trazem importantes resultados.
Na Sala São Paulo, começamos o ano com um tributo à música brasileira, representada pelo compositor, violonista e cantor Toquinho, cujo repertório reflete mais de 50 anos de uma carreira histórica, pontuada por grandes parcerias. Em um espetáculo sinfônico, Toquinho se apresentou com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob regência de Carlos Moreno, e com participações especiais do pianista, maestro e compositor Amilson Godoy, da cantora Camilla Faustino, e ainda de Ivani Sabino, no baixo elétrico, e do baterista Pepa D’Elia.
Gershwin Piano Quartet, sempre desejado por nosso público, deu continuidade à programação. Além de concertos com a criatividade e o virtuosismo de sempre, este grupo suíço realizou masterclass para estudantes – uma ação que sempre cultivamos, para estimular encontros com artistas internacionais e proporcionar vivências relevantes para nossos músicos.
Promover estreias brasileiras de grandes artistas da música lírica, no auge de suas carreiras, tem sido uma das marcas do Mozarteum. Neste ano, trouxemos a soprano russa Anna Nechaeva, inédita em nossos palcos, no concerto intitulado Ópera Gala, que também contou com o barítono Alexander Kasyanov. O espetáculo se completou com a participação de outro notável artista russo – o maestro Anton Grishanin, que conduziu a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro.
A música de câmara também brilhou em nossa programação, com Eggner Trio. Em sua primeira apresentação no Brasil, este grupo austríaco realizou um concerto altamente refinado, interpretando obras de Haydn, Beethoven e Brahms, compositores emblemáticos do repertório camerístico. Durante um dia inteiro, este excelente trio ainda ministrou masterclasses para jovens músicos.
Nossa programação também contou com dois concertos que acontecem em simbiose com nossas ações educativas: o encerramento da academia Canto Mozarteum, que apresentou Petite Messe Solennelle, de Rossini, e Noite das Estrelas, que reúne solistas cujas carreiras foram impulsionadas pelo Mozarteum, junto com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro.
Coordenada pelo maestro alemão Rolf Beck, Canto Mozarteum reuniu 32 bolsistas vindos de nove estados brasileiros que, durante uma semana, participaram de cursos intensivos gratuitos com dois professores convidados – a mezzo-soprano eslovaca Lucia Duchoňová e o barítono holandês Marcel Boone. Ao final da academia, foram selecionados quatro alunos, que ganharam bolsas adicionais para estudos na Europa em 2023. Canto Mozarteum se destaca nas ações educativas do Mozarteum por aprimorar cantores em uma área que precisa ser mais valorizada no Brasil – o canto lírico. Desde sua primeira edição, em 2015, esta academia anual vem revelando talentos como o sopranista Bruno de Sá, que está ganhando fama internacional. Entre outros que têm sido descobertos através de Canto Mozarteum, o baixo-barítono Vinicius Costa desperta atenção. Hoje vivendo na Suíça, este paulistano exibe maturidade artística crescente e é uma de nossas apostas do momento.
Noite das Estrelas, que encerrou nossa programação na Sala São Paulo em dezembro, reuniu neste ano 14 solistas, de canto e instrumentos, compondo um potente painel de talentos apoiados pelo Mozarteum. Além de canal de difusão, o espetáculo se propõe a ser uma plataforma para gestores e programadores culturais gerarem novas oportunidades para os artistas.
Canto Mozarteum e Noite das Estrelas representam nosso bem-sucedido programa de bolsas de estudos, que em 2022 ainda custeou as despesas de três jovens músicos, um da Bahia e dois de São Paulo, para que participassem da International Summer Academy do Collegium Musicum Schloss Pommersfelden, na Alemanha.
Esse conjunto de ações deve continuar intensamente em 2023, com uma programação internacional expressiva na Sala São Paulo, que começará em abril com o lendário pianista Rudolf Buchbinder. Com a orquestra de cordas Festival String Lucerne, ele apresentará o ciclo completo dos cinco concertos de Beethoven para piano.
Em maio, a mais renomada orquestra de câmara da Ucrânia, a Kiev Virtuosi, estreará no Brasil com seu famoso maestro e violoncelista, Dmitry Yablonsky. Em junho, a mezzo-soprano Elīna Garanča, superstar do canto lírico, se apresentará com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro. Em julho, quando tradicionalmente realizamos a academia Canto Mozarteum, teremos o concerto de encerramento com apresentação de Stabat Mater, de Dvořák, com coro e solistas e regência de Rolf Beck.
O quinteto de cordas vienense Wiener Kammersymphonie é a atração de agosto. Parte de seu rico repertório comporá os programas de duas apresentações, com obras de Mahler, Korngold, Mozart, Webern e Haydn. Em novembro, o baixo-barítono britânico Sir Bryn Terfel, astro internacional do canto lírico, fará sua estreia no Brasil, acompanhado pela Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, com maestro convidado a ser confirmado.
Esperamos aquecer o calendário musical de 2023 com esta programação, que se encerrará, em dezembro, com uma de nossas mais arrojadas iniciativas: a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, que se apresentará sob regência de Carlos Moreno, seu regente titular, e solista a ser confirmado. Proporcionar excelência musical através de nossos concertos soma-se a ações educativas contínuas como alicerces permanentes do Mozarteum.
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