Dinheiro vem do Ministério Público do Rio Grande do Sul e será destinado ainda a projetos pedagógicos e sociais
A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre assinou na última sexta-feira, dia 14, um termo de cooperação com o Ministério Público do Rio Grande do Sul que vai garantir o repasse de R$ 4,7 milhões para o grupo e seus projetos pedagógicos e sociais, além de possibilitar a finalização da construção do complexo Casa da Ospa.
A verba vem do Fundo para Recuperação de Bens Lesados, gerido pelo MPRS, por meio de um edital realizado em dezembro do ano passado e vencido pela Ospa. O fundo “destina-se a ressarcir a coletividade por danos causados em diversas áreas”.
O Complexo Cultural Casa da Ospa ocupa parte das instalações do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Em 2018, foi inaugurada a Sala Sinfônica, onde a orquestra tem se apresentado desde então.
O projeto, no entanto, prevê ainda um memorial, uma sala de recitais, restaurante, musicoteca, setor administrativo e salas de ensaio para o Coro Sinfônico da Ospa e para a Ospa Jovem. Com a verba recebida, o objetivo é inaugurar todo o projeto em 2022.
A vitória no edital também vai garantir a realização de atividades do programa Ospa Social, que permitirá a compra de instrumentos musicais, equipamentos e mobília para a Escola da OSPA – Conservatório Pablo Komlós, que poderá ampliar o número de vagas de 200 para 350 estudantes.
Outro projeto previsto no termo de cooperação é a estruturação do memorial da OSPA, além da elaboração dos projetos executivos de museologia e museografia. O espaço ficará aberto ao público e apresentará os 70 anos de história da orquestra e da sua escola.
Participaram da cerimônia de assinatura do termo de cooperação o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, o presidente interino do Conselho Gestor do FRBL, o promotor de Justiça Daniel Martini, e o presidente da Fundação Ospa, Luís Roberto Andrade Ponte. Também estiveram presentes na cerimônia a secretária de Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo, o maestro e diretor artístico da orquestra, Evandro Matté, e a superintendente administrativa da Fundação Ospa, Simone Adriano.
Leia também
Notícias Filarmônica de Minas Gerais lança academia para aperfeiçoamento de jovens músicos
Notícias Karin Fernandas lança single e grava três novos álbuns
Colunistas FHC, Brendel e a descrença (inevitável) em dias melhores, por João Marcos Coelho
Notícias Festival Amazonas acontece em junho, com estreia de três óperas
![Assinatura do termo entre a Fundação OSPA e o Ministério Público do Rio Grande do Sul [Divulgação/Tiago Coutinho/MPRS]](/sites/default/files/inline-images/l-ospa-%20Tiago%20Coutinho%20%20MPRS%20%282%29%5B3451%5D.jpeg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.