Venda de sede ameaça Escola de Música de Piracicaba

por Redação CONCERTO 24/08/2022

Prédio deve ser vendido para pagamento de dívidas tributários da Rede Metodista de Educação, mantenedora da escola; processo ameaça uma das mais importantes instituições para a educação musical em nosso país, fundada pelo casal Ernst e Cidinha Mahle

O movimento Todos pela Empem Ernst Mahle está organizando uma mobilização para alertar para o momento crítico que a Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem) enfrenta: sua sede entrou na lista de imóveis a serem vendidos para saldar dívidas tributárias da Rede Metodista de Educação, à qual pertence. O grupo chama para uma manifestação musical pública em defesa da instituição, no próximo sábado, dia 27: “Tragam seus instrumentos e suas vozes. O objetivo é cantar em coro, com cordas e sopros”. Além disso, o movimento lançou um abaixo-assinado contra a venda do prédio que já conta com centenas de assinaturas (clique aqui para assinar).

Segundo o release do Todos pela Empem Ernst Mahle, o processo de recuperação judicial da Rede Metodista de Educação tramita na Justiça desde 2021: “as escolas metodistas existentes no país devem hoje, segundo documentos do próprio processo, mais de R$ 1 bilhão em débitos extra concursais. Os maiores credores são professores, ex-professores, funcionários e ex-funcionários destas instituições. No total, há 10.891 credores reclamando valores não pagos por seu trabalho, fornecimento de mercadorias, impostos não recolhidos”. 

A Escola de Música de Piracicaba foi fundada em 1953 pelo compositor Ernst Mahle e sua esposa, a professora Cidinha Mahle. Em 1998, o casal Mahle – preocupado com a institucionalização da escola –, transferiu-a para o Instituto Educacional Piracicabano (IEP), entidade mantenedora do Colégio Piracicabano e da Universidade Metodista de Piracicaba. Tanto Ernst como Cidinha Mahle seguem ativos, ele com 93 anos, ela com 90.

Ao longo de sua existência – em março do ano que vem a escola completa 70 anos –, a Empem formou alguns dos principais músicos brasileiros em atividade no Brasil e no exterior. A escola é referência nacional no ensino da música, verdadeiro patrimônio do universo musical brasileiro. 

A Revista CONCERTO entrou em contato com a direção do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista consultando sobre o fechamento da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, mas não obteve resposta até este momento. O espaço segue aberto para manifestações do instituto.

Ato público contra a venda do prédio da Escola de Música de Piracicaba
Sábado, dia 27 de agosto, 16h
Em frente à Escola de Música de Piracicaba
Rua Santa Cruz, 1155, Piracicaba

Clique aqui para acessar o abaixo-assinado “Salve a EMPEM: contra a venda do prédio da Escola de Música de Piracicaba”

Leia também
Revista CONCERTO 
Os 90 anos de vida e ação de Ernst Mahle, por Júlio Medaglia
Notícias Orquestra Sinfônica de Jerusalém faz concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo
Notícias Violonista João Camarero faz recital de lançamento do disco 'Gentil assombro'
Notícias Antonio Meneses divide o palco com amigos em recitais em Belo Horizonte e Rio de Janeiro
Crítica Drama, ilusão e uma reflexão sobre a arte, por João Luiz Sampaio 

Fachada da Escola de Música de Piracicaba Empem (wikimedia commons, Fábio Mendes)
Fachada da Escola de Música de Piracicaba Empem (wikimedia commons, Fábio Mendes)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.