O maestro amazonense Hilo Carriel, de 32 anos, é um dos 20 regentes selecionados para a final do 58th International Competition for Young Conductors Besançon, na França. Hilo concorreu com um total de 280 candidatos de todo o mundo e passou à final após superar a etapa preliminar em Montreal, no Canadá. O Concurso de Besançon, criado em 1951 pelo Festival Internacional de Música de Besançon, é aberto para candidatos com até 35 anos. A final será realizada em setembro, durante o Festival de Besançon.
Natural de Itacoatiara, interior do Amazonas, Hilo Carriel reside em Manaus onde trabalha como pianista do Coral do Amazonas e está à frente do Curso Livre de Regência do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro. Ele obteve seu mestrado em performance de regência na classe de Marin Alsop, no Peabody Institute, nos Estados Unidos. Na temporada de 2018-2019 foi selecionado como Conducting Fellow pela Baltimore Symphony Orchestra e na temporada 2019-2020 participou da Dudamel Fellow pela Los Angeles Philharmonic. Ainda em 2019, Hilo foi finalista da Sir Georg Solti Competition promovida pela Chicago Symphony Orchestra.
Hilo Carriel, que venceu o Prêmio CONCERTO 2019 na categoria Jovem Talento, já regeu orquestras como a Osesp, a Filarmônica de Minas Gerais e a Orquestra de Câmara do Amazonas.
A lista completa dos candidatos selecionados para as finais da Concurso de Besançon 2023 pode ser conferida no site oficial do concurso (clique aqui para acessar).
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.