Conheça a compositora cujas obras serão interpretadas neste domingo pelo pianista Luca Chiantore em recital da série on-line da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
Hélène de Montgeroult (1764-1836) foi compositora, pianista e professora – a primeira responsável pela cadeira de piano na história do Conservatório de Paris, do qual participou da fundação, em 1795.
Contemporânea de Mozart, Haydn e Beethoven, ela foi presa durante a Revolução Francesa – membro de uma família aristocrata, ela viu o marido ser morto e foi julgada.
Lenda e realidade aqui se misturam. Se sua prisão está documentada, há algumas versões sobre sua libertação.
Uma delas dá conta de que, perante o Comitê de Segurança Pública, ela pediu que a deixassem se sentar ao piano. E então realizou uma série de variações a partir da Marselhesa, futuro hino nacional da França.
Alguns pesquisadores, no entanto, creditam sua liberdade ao status de artista, suficiente para, somada à renúncia oficial de sua posição aristocrata, lhe garantir a liberdade. E reconhecimento suficiente para que integrasse mais tarde o conservatório.
Segundo a dra. Helen Thomas, da Universidade de Artes de Londres, suas composições publicadas evidenciam “uma inteligência musical aguçada que poderia assimilar uma ampla gama de estilos, mas que também era singularmente criativa e capaz de explorações de vanguarda”.
O pesquisador Jérôme Dorival, musicólogo francês que se dedicou a estudar sua trajetória, afirma que foi ela a responsável por incluir a música de Bach no currículo do conservatório, assim como foi divulgadora da música de Händel.
“Ela escreveu pelo menos nove sonatas, um conjunto de seis noturnos para voz e piano, e desenvolveu um rico e variado método de ensino de três volumes: Cours complet pour l’enseignement du Forté Paino conduisant progressivement des premiere éléments aus plus grandes difficultés. Esta obra-prima contém 972 exercícios e 114 estudos. Muitos dos estudos são obras lindamente equilibradas e intensamente expressivas.”
Tanto Dorival quanto Thomas, em seus artigos sobre a compositora, a colocam como uma autora entre dois mundos. “Suas peças trazem as características do que hoje reconhecemos como as marcas do Romantismo. A obra de Montgeroult é um portfólio de negociações musicais entre preferências estéticas clássicas e românticas”, diz Thomas.
Clique aqui para assistir, a partir das 11h30 de domingo, dia 18, o recital de Luca Chiantore
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Comentários
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O texto tem pelo menos dois…
O texto tem pelo menos dois erros: no quinto parágrafo o "para" é repetido sem necessidade e, no sexto, há uma incoerência evidente neste trecho "(...) suas composições publicadas “uma inteligência musical...(...)"
Prezado Hernandez, obrigado…
Prezado Hernandez, obrigado pelo comentário. O texto foi corrigido. Saudações