Priscila Bomfim: a promessa de um lindo novo ano, com muita ópera e concertos

por Redação CONCERTO 09/01/2025

Retrospectiva 2024: Priscila Bomfim, pianista e maestra assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo 

“Uma das vantagens em se escrever uma retrospectiva é a de recordar o quanto realizamos, ainda que sejamos mais acostumados a pensar no que gostaríamos de fazer ou de ter feito, e menos a contabilizar os sonhos já conquistados. 

2024 mostrou-se um ano de consolidação de identidade e estímulo para novos desafios! A Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga realizou uma turnê homenageando Chico Buarque em seus 80 anos, com arranjos inéditos para orquestra sinfônica. Nomes como Mônica Salmaso, Maria Gadú, Elba Ramalho e Simoninha fizeram parte desta celebração. Homenageamos também os 100 anos da Rhapsody in blue de Gershwin com o pianista Hercules Gomes e a Orquestra de Monitores do IBME, no TMRJ. 

Como convidada, tive a oportunidade de reger concertos com orquestras pelas quais tenho grande apreço: Orquestra Sinfônica da UFRJ, Sinfônica Nacional da UFF, Sinfônica da Bahia (um programa incrível, “futurista”), Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Campinas (o lindo Les nuits d'été de Berlioz com Camila Provenzale) e Sinfônica Jovem de Guarulhos. No âmbito da ópera, o concerto Gomes & Verdi, com a solista Manuela Korossy, a Cinderela itinerante com a Orthesp e a assistência para maestros que admiro, nas óperas Candinho, de Ripper, e no Trittico, de Puccini no TMRJ. Aventurei-me pelo mundo da trilha sonora com a música de Philip Glass e o filme Drácula, na série Cine da Sala Cecília Meireles, abrangendo um novo público nesta maravilhosa sala de concertos.

Tem sido muito gratificante comprovar o quanto a direção das orquestras e dos teatros tem alcançado o objetivo de atingir e formar novos públicos e plateias. Tenho certeza de que todas as iniciativas têm contribuído para um futuro mais musical e consciente da importância da classe artística para a sociedade. 

Em 2024 também participei do programa HUB para mulheres regentes no Teatro Municipal de Santiago, no Chile, o qual fortalece o movimento em prol da inserção cada vez maior da mulher no meio musical sinfônico e artístico.

E encerro com o grande presente de 2024, o convite para ser assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, colaborando com seu maestro titular, Roberto Minczuk. É a promessa de um lindo novo ano, com muita ópera e concertos para colocar em prática a experiência não apenas de um ano, mas de uma vida toda dedicada ao fazer musical.” [Depoimento de dezembro de 2024]

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2024 da Revista CONCERTO.]

Priscila Bomfim

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Link permanente

A regência tem ocupado tanto minha mente e meus dias, que não mencionei em minha retrospectiva dois marcantes concertos como pianista: celebrando o grande Puccini, tive a alegria de participar pela primeira vez da semana Eleazar de Carvalho realizada na Sala São Paulo, num concerto com a soprano Angélica de la Riva; e no Dia Mundial da Ópera, um concerto gala lírica com solistas do Theatro Municipal do RJ, onde atuei como maestra preparadora em todas as suas produções de ópera durante 2024.
Em tempo, obrigada à Revista Concerto pela oportunidade. Que seja um ano profícuo para todos!

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.