O violoncelista Antonio Meneses e o maestro Isaac Karabtchevsky retornam nesta quinta-feira, dia 23, ao palco da Sala São Paulo, para a primeira de uma série de três apresentações com a Osesp (as outras acontecem nos dias 24, com transmissão pela internet, e dia 25).
Meneses vai interpretar o Concerto nº 2 para violoncelo e orquestra do compositor, escrito em 1953 e estreado em 1955 por Aldo Parisot, em apresentação com a Filarmônica de Nova York. O violoncelista também vai gravar a obra na próxima semana com a Osesp, parte de um projeto de registro de toda a produção para violoncelo e orquestra do compositor.
“É uma obra fantástica e eu me pergunto por que até agora meus colegas não a descobriram. É uma música tipicamente villa-lobiana, tem tudo aquilo que conhecemos dele. E é muito bem construída para o violoncelo”, disse Meneses durante o encontro Música na Cabeça, promovido pela Osesp na última quarta-feira.
Também durante a conversa, mediada pelo diretor artístico Arthur Nestrovski, o maestro Karabtchevsky lembrou que, durante os ensaios com Meneses, veio à mente todo o trabalho de preparação das partituras e gravação das sinfonias do compositor, realizado com a Osesp.
“Tudo que está ali está também nos concertos para violoncelo: a nostalgia pelo folclore, a pujança instrumental, a riqueza de timbres, as influências de Debussy, D’Indy. Há um sentimento de identidade nacional, um acento que impregna a linguagem violoncelística de Villa-Lobos”, disse o maestro.
O programa do concerto tem ainda a Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.