Após concurso, Sinfônica de Porto Alegre contrata 16 novos músicos

por Redação CONCERTO 22/02/2022

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre preencheu no final de janeiro dezesseis vagas para músicos, chegando a um corpo artístico total de 112 integrantes. Os instrumentistas foram selecionados por meio de concurso realizado em novembro do ano passado, do qual participaram 485 candidatos de vinte estados brasileiros e de 26 países.

Os novos membros ocupam as vagas de um músico solista, quatro assistentes e 11 filas nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, clarinete, trompa, contrabaixo, percussão e trombone. Com a nova formação, a orquestra diz esperar uma ampliação no repertório assim como nas atividades educacionais e sociais. 

“A nomeação dos músicos faz parte de um conjunto de ações de qualificação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. É mais uma entrega que solidifica a orquestra como uma das grandes da América do Sul”, diz o diretor artístico Evandro Matté.

A Ospa abre sua temporada 2022 em março. 

No dia 12, o pianista Fabio Martino, brasileiro radicado na Alemanha, será o solista no Concerto para piano em sol maior, de Ravel. A apresentação, sob regência do diretor artístico Evandro Matté, tem ainda a Sinfonia nº 1, de Mahler. 

Na semana seguinte, no dia 19, outra importante pianista da geração brasileira atual, Erika Ribeiro, é a solista convidada. Ela vai interpretar o Concerto para piano nº 1, de Beethoven, que estará ao lado da Sinfonia nº 1, de Brahms no programa. A regência é de Tadeusz Wojciechowski. 

A maestrina Mariana Menezes, nova regente associada da Orquestra Filarmônica de Goiás, encerra o mês da orquestra em um programa que inicia com Boy in the woods, de Francisco Hauck. Em seguida será apresentado o Concierto para trompete do argentino Valentin Garvie, com solos do próprio compositor.

Leia também
Notícias Marcos Balter vence Prêmio da American Academy of Arts and Letters
Notícias Osesp faz quatro concertos com trilhas de filmes e séries
Irineu Franco Perpetuo Cristian Budu: Beethoven para o terceiro milênio
Jorge Coli Música na Bélgica

Concerto na Casa da Ospa, em Porto Alegre [Divulgação/Maí Yandara]
Concerto na Casa da Ospa, em Porto Alegre [Divulgação/Maí Yandara]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.