São 16 jovens, todos com idades entre 18 e 28 anos, todos egressos de comunidades cariocas e formados pelo projeto Ação Social pela Música do Brasil. No dia 17 de maio, embarcam para a Europa, onde farão dez concertos na França e na Itália até o fim do mês, incluindo na prestigiosa sede da Unesco em Paris.
Será a quinta viagem internacional do grupo e a terceira à Europa. “Para alguns, será a primeira vivência internacional, e não poderia ser mais especial. Estaremos nos apresentando em locais emblemáticos”, conta Fiorella Solares, diretora do projeto que completou 30 anos de atividades no Rio de Janeiro, atendendo a mais de 15 mil estudantes na musicalização e na prática de música.
Em Paris, eles se apresentam na Igreja de Saint-Ignace (dia 19), na Sorbonne (dia 21) e na sede da Unesco (dia 22). A passagem pela Itália começa no dia 24, em Spoleto. Na sequência, os músicos vão a Roma, onde passam pela Cappella Paolina, no Palácio de Quirinal, residência oficial do presidente da Itália; pela Officina delle Arti Pier Paolo Pasolini (dia 26); e pela Sala Palestrina da Embaixada do Brasil em Roma (dia 28). No dia 27, o grupo faz apresentações para escolas de públicas de Ravello.
Todos os pontos da Ação Social pela Música do Brasil estão fincados em áreas de vulnerabilidade social e o projeto ainda oferece reforço escolar e cestas básicas, além das aulas de música. A Camerata existe há 11 anos, com intensa atividade, como apresentações na Tonhalle de Zurique (onde recebeu o prêmio Swiss Charity), na sede da ONU e ainda em espaços populares como o Rock’n Rio, com participações especiais – entre elas, do pianista Lang Lang.
A conta da viagem ainda não está totalmente fechada. “Ainda precisamos de fundos para deslocamentos internos e atividades paralelas”, conta Fiorella. Para ajudar com os custos, o grupo recebe doações pelo Pix admasm@uol.com.br. “Estes jovens são heróis de sua própria história”, ressalta Fiorella. É uma bela oportunidade para colaborar com jovens heróis que fazem a música ainda mais transformadora.
Leia também
Notícias Orquestra Neojiba faz turnê com concertos na Áustria, Alemanha, Polônia, Itália, Holanda e França
Notícias Música de Tchaikovsky é destaque da edição de maio da Revista CONCERTO
Crítica Escuta compartilhada e reverência à criação musical emolduram o recital Retratos, da pianista Lidia Bazarian, por Ana Cursino Guariglia
Crítica Fosse qual fosse o seu ‘ismo’, Guerra-Peixe era um baita compositor, por Irineu Franco Perpetuo
Crítica Respeito, rigor e compreensão inteligente no ‘Fidelio’ do Theatro São Pedro, por Jorge Coli
Opinião Um brinde aos músicos que não se omitem, por João Marcos Coelho
![Camerata Jovem do Rio de Janeiro [Divulgação]](/sites/default/files/inline-images/w-camerata.jpeg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.