A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro completa em 2024 cem anos de atividades. Com diferentes nomes, o grupo se mistura à própria história da música no Brasil, desde a criação do Conservatório de Música, no século XIX – e é o destaque da edição de maio da Revista CONCERTO, em reportagem de Luciana Medeiros. Ao longo do ano, o grupo fará uma série de apresentações especiais; será lançado um livro contando a trajetória da orquestra, produzido pela Editora da UFRJ; montada uma exposição no foyer do Salão Leopoldo Miguez; e, caso a captação de recursos tenha sucesso, a produção de um documentário.
Na seção Em Conversa, Irineu Franco Perpetuo entrevista o maestro Isaac Karabtchevsky, que celebra 90 anos em dezembro e tem pela frente um período de importantes celebrações com a Orquestra Sinfônica Heliópolis e a Orquestra Petrobras Sinfônica, com a qual faz turnê latino-americana em junho. “Estar cheio de propósitos, planos que já foram delineados, mas jamais completados, essa ânsia de conhecer e um amor que me impele tanto ao conhecimento quanto a minha família. Aí repousa a base de minha tranquilidade emocional e de minha resistência física”, diz o maestro.
Em maio, o jovem pianista Tom Borrow inicia o ciclo completo dos concertos para piano de Beethoven com a Osesp, que será realizado na atual e na próxima temporada. Aos 23 anos, o músico conversou com Júlia Tygel sobre as obras e sobre o momento da carreira, que o tem levado aos principais palcos do mundo.
O pianista e compositor Amaral Vieira celebra em 2024 os 30 anos de sua primeira turnê pelo Japão, país com o qual desenvolveu intensa relação musical. E a melhor forma de comemorar é uma nova viagem, sobre a qual falou a João Luiz Sampaio.
Em um ano de grandes efemérides – 70 anos da Osesp, 25 anos da Sala São Paulo –, é importante celebrar também os 30 anos do Coro da Osesp, parte relevante do projeto que deu nova cara à música brasileira. Ana Guariglia ouviu cantores e o regente William Coelho para relembrar a história do conjunto e falar de seus atuais planos.
Em Fermata, Amanda Queirós escreve sobre o cenógrafo Nicolás Boni, que, após a produção de Madama Butterfly, assina este mês, também no Theatro Municipal de São Paulo, os cenários de uma nova produção da ópera Carmen.
A colunista Camila Fresca escreve, a partir de pesquisa realizada no Reino Unido, sobre o público de amanhã e alguns mitos em torno da música clássica. Júlio Medaglia aborda a criação de um concurso de piano brasileiro pelo Hotel Toriba. João Marcos Coelho relembra o compositor Mario Ficarelli nos dez anos de sua morte. E Jorge Coli analisa o novo disco do pianista Cristian Budu.
No Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO você acompanha também a a programação completa das principais cidades do país. A edição traz ainda os lançamentos de CDs do mês e as notícias do mundo musical.
A edição de maio da Revista CONCERTO já está nos correios e em breve chegará à casa dos leitores. A versão digital completa da edição impressa pode ser vista no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.
Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.