A Academia Jovem Concertante (AJC), projeto idealizado e dirigido pela pianista Simone Leitão, realiza em agosto uma série de atividades e concertos em quatro cidades do Maranhão – Santa Inês (dia 5), Arari (dia 6), Itapecuru Mirim (dia 8) e São Luís (dia 12) – e em Belém de Pará (dia 14). Nesta edição, a AJC – que qualifica jovens músicos clássicos de todo o país por meio de um programa de prática orquestral e música de câmara – é formada por 33 jovens músicos de até 28 anos, oito dos quais maranhenses. Os demais são de Roraima, Amazonas, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro
A turnê tem a participação do violinista e maestro Daniel Guedes, que rege e prepara a orquestra. O programa traz, de Beethoven, a Sinfonia nº 5 e o Concerto para piano nº 5, Imperador (com Simone Leitão como solista), o movimento Inverno de As quatro estações, de Vivaldi (com solos do próprio Daniel Guedes), além de obras de compositores regionais.
“Nossa agenda está fechada para o período de 31 de julho a 15 de agosto, incluindo concertos didáticos e sociais em instituições de ensino, além de concertos abertos ao público, sempre com acesso gratuito. É uma grande alegria voltar com a nossa orquestra, levando qualificação e formando plateia para a música sinfônica”, afirma a diretora artística da AJC, Simone Leitão.
O projeto é realizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Banco Santander, por meio da Lei Rouanet.
Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.
Leia também
Notícias Camerata Antiqua de Curitiba apresenta oratório de Händel na Sala São Paulo
Notícias Alondra de la Parra rege Osesp em programa com obras de autores mexicanos
Notícias Jovem flautista Julia Abdalla volta a ser premiada em competição internacional
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.