A temporada 2024 da Cultura Artística será toda realizada no novo teatro, que será inaugurado no segundo semestre. Serão 112 dias de apresentações, para marcar os 112 anos da instituição. O teatro terá duas modernas salas de espetáculos e vai manter alguns detalhes do prédio original, restaurados após o incêndio que o destruiu em 2008. O projeto é assinado pelo arquiteto Paulo Bruna e a Grande Sala, com um palco para até 60 pessoas, terá 773 lugares.
A programação começa nos dias 25, 26, 28 e 29 de agosto, com a Deutsche Kammerphilharmonie Bremen e o pianista Jan Lisiecki como solista. Em setembro, nos dias 15, 16, 18 e 19, toca a Amsterdam Sinfonietta, com a violinista Janine Jansen. No mesmo mês, nos dias 26 e 29, o barítono Matthias Goerne faz recitais com os ciclos Winterreise e Schwanengesang, de Schubert, acompanhado do pianista Anton Mejias.
Nos dias 6, 7, 9 e 10 de outubro, o violoncelista brasileiro Antonio Meneses será o solista da Orquestra de Câmara de Basel, que vai apresentar obras de Camargo Guarnieri, Tchaikovsky e Honegger. Já nos dias 27, 28, 30 e 31, sobem ao palco os músicos da Internationale Bachakademie Stuttgart e Gaechinger Kantorei, sob a regência de Hans-Christoph Rademann, interpretando o oratório O Messias, de Händel, na versão de Dublin – a mesma estreada pelo compositor em 1742.
O violinista Joshua Bell faz recitais nos dias 17 e 18 de novembro ao lado do pianista Peter Dugan. E a programação segue com dois símbolos de excelência na música de câmara: os quartetos Belcea e Ébène, que tocam juntos, nos dias 19 e 20 de novembro, em recitais com octetos. A temporada de assinaturas se encerra nos dias 27 e 28 com a pianista Hélène Grimaud.
Serão realizados também dois concertos extra-assinaturas. Nos dias 31 de agosto e 2 de setembro, apresenta-se a soprano búlgara Sonya Yoncheva e, nos dias 7 e 10 de setembro, o pianista chinês Lang Lang.
A Série de Violão foi ampliada e terá cinco atrações em dez dias de concertos no auditório do Teatro Cultura Artística, com lugar para 150 pessoas. As atrações são os violonistas João Camarero (que estreia obra de Elodie Bouny encomendada pela Cultura Artística), Rafael Aguirre, Liying Zhu, Fabio Zanon e o Duo Siqueira Lima. A peça de Elodie não será a única encomenda feita pela Cultura Artística, que também convidou os compositores Clarice Assad e Esteban Benzecry a escrever peças para a nova temporada e a inauguração do teatro.
Outra novidade do ano é a criação dos Concertos Matinais, com jovens artistas, como os integrantes do Trio Callas, o barítono sul-coreano Taehan Kim, vencedor do Concurso Internacional de Canto Rainha Elizabeth 2023, o pianista Lucas Thomazinho e a violoncelista Marina Martins, a violonista Gabriele Leite e o violinista Guido Sant’Anna, que fará apresentação com a São Paulo Chamber Soloists, que estreia a obra de Clarice Assad. A série terá também a participação do pianista Sergio Tiempo, em recital com a estreia da peça encomendada ao compositor Esteban Benzecry. O grupo São Paulo Chamber Soloists será o conjunto residente do teatro e, entre outubro e dezembro, vai realizar o São Paulo Chamber Festival.
Informações sobre assinaturas
Serão vendidas assinaturas para as séries de concertos internacionais e de violão, de acordo com o seguinte calendário:
Renovação para patronos: dias 6 e 7 de novembro
Renovação para amigos: dias 8 e 9 de novembro
Renovação para assinantes: dias 13 a 24 de novembro
Novas assinaturas para amigos: dias 7 e 8 de dezembro
Novas assinaturas: dia 11 de dezembro
Renovações e novas adesões poderão ser solicitadas por telefone, de segunda à sexta feira, das 10h às 17h, no número (11) 3256-0223
Leia também
Notícias Luiz de Godoy assume posto de professor em Hamburgo
Notícias Tucca anuncia temporada 2024 com Joyce Di Donato
Notícias Festival Artes Vertentes divulga programação de sua nova edição
Notícias Sala Cecília Meireles realiza Programa de Inovação na Música de Concerto
Notícias Palácio das Artes encena ópera baseada em Guimarães Rosa
Notícias Javier Perianes faz recitais dedicados à Espanha, no Rio e em São Paulo
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.