O pianista espanhol Javier Perianes faz a partir desta segunda-feira três recitais no Brasil. Hoje, ele toca no Theatro Municipal do Rio de Janeiro pela série da Dellarte e, na terça e na quarta, apresenta-se na Sala São Paulo, pela temporada da Cultura Artística.
Os programas têm como inspiração a música espanhola, com autores do país e outros dois, franceses, que se inspiraram na cultura ibérica. Serão tocadas obras de De Falla, Ravel, Debussy, Albéniz e Granados.
“Talvez essa expressão quase exclusivamente folclórica de certa música espanhola venha precisamente por esses compositores que escreveram sobre a Espanha, alguns com extraordinário acerto e inspiração, como Debussy e Ravel. Nesse recital, exploramos esses vínculos entre-fronteiras de Espanha e França, essas influências cruzadas”, disse o pianista sobre as apresentações em entrevista ao jornal O Globo.
“Manuel de Falla foi um apaixonado pelo flamenco e extraordinário conhecedor de seus ritmos e seus diferentes ‘palos’. Foi assim que ele conseguiu incorporar, de maneira extremamente refinada e sutil, certos elementos do flamenco, de forma quase ou nunca identificável facilmente. No caso de Albéniz, sim, já encontramos uma literalidade maior na hora de usar recursos e ritmos flamencos”, continuou.
Perianes substitui, nos recitais, a pianista Maria João Pires, que cancelou sua turnê pela América Latina por motivos de saúde.
Veja mais detalhes sobre o recital no Rio de Janeiro
Veja mais detalhes sobre os recitais em São Paulo
Leia também
Notícias Luiz de Godoy assume posto de professor em Hamburgo
Notícias Tucca anuncia temporada 2024 com Joyce Di Donato e coletivo D-Composed
Notícias Festival Artes Vertentes divulga programação de sua nova edição
Notícias Sala Cecília Meireles realiza Programa de Inovação na Música de Concerto
Notícias Palácio das Artes encena ópera baseada em Guimarães Rosa
Notícias Prepare-se: treze destaques da programação da semana
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.