David Chew celebra quarenta anos de Brasil com recitais on-line

por Redação CONCERTO 14/04/2021

O violoncelista David Chew inicia nesta quinta, dia 15, uma celebração pelos seus quarenta anos de Brasil. Para tanto, serão transmitidas pela internet oito apresentações, de quinta a domingo, neste e na próxima semana, nas quais estará ao lado do músico argentino Blas Rivera.

“A música tem grandes poderes de curar...e nos dias de hoje, pode trazer muita esperança e paz. Especialmente para os muitos jovens. Com a transmissão pela internet, queremos levar esse espetáculo para instituições como hospitais, enfermarias, espaços de confinamento. A ideia é também atingir socialmente esses lugares como uma forma de cura”, diz Chew. 

O violoncelista inglês iniciou seus estudos musicais na Inglaterra, onde foi aluno da Guildhall School of Music de Londres e da Universidade de Hull. Na Kingston University, desenvolveu PhD sobre a música brasileira. E foi no Brasil que sua carreira se desenvolveu.

No Rio de Janeiro, criou e dirige o Rio Cello Encounter, evento realizado há quase três décadas. É spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, além de participar de diferentes formações de câmara, apresentando um amplo repertório. Criou também uma ONG, a O-Music, com qual trabalha em parceria com projetos musicais como Grota de Surucucu e Solar Meninos de Luz, na comunidade Pavão Pavãozinho.

 

As apresentações vão reunir, além de Chew e Blas Rivera, responsável pelos arranjos, os bailarinos Cecília Gonzales e Luciano Bastos, os violinistas Tomaz Soares e Ubiratan Rodrigues e o violista Bernardo Fantini. O repertório também celebra o centenário do cineasta Federico Fellini. 

“Ninguém como Fellini para mostrar a realidade contemporânea. O realismo mágico dele é o que melhor mostrou, não só no cinema senão no conceito, todo o feminino, o masculino, a infância, o poder, a igreja, o amor. Ele mostrou todos de uma forma tão sofisticada, tão mágica e tão realista. Sabendo ou não, todos recebemos a influência dele e, agora, desejamos retribuir com esta bela homenagem”, diz Blas Rivera.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias Ainda sem público, Osesp volta a se apresentar na Sala São Paulo
Notícias Prepare-se: quinze concertos e óperas para ver na internet
Notícias Neojiba cria programa de cursos abertos e gratuitos sobre música
Notícias Associação Brasileira de Flautistas realiza festival com aulas e recitais
Colunistas Pianeiros e pianistas: cultura viva, por Nelson Rubens Kunze

Blas Rivera e David Chew [Divulgação]
Blas Rivera e David Chew [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.