O Festival de Música Erudita do Espírito Santo apresenta neste sábado, às 20h, com transmissão ao vivo pela internet, o recital Retorno à Intimidade, com o flautista Lucas Rodrigues, a fagotista Ariana Mendonça e o clarinetista Cristina Costa.
“A internet ofereceu às pessoas a promessa de conhecimento ilimitado e de uma capacidade de comunicação jamais imaginada. E, ao lado dessas possibilidades, nos entregou as redes sociais: um espaço privilegiado de interação, sim, mas que carrega uma lógica específica, que potencializa questões que são próprias do ser humano. Expomos na rede a nossa intimidade. E recebemos de volta a intimidade exposta pelo outro. Mas de que intimidade estamos falando? Na rapidez das trocas, somos impelidos a permanecer em contato apenas com o que é imediato – e condicionados por algoritmos a ver apenas aquilo que já conhecemos e conosco se parece”, explica o curador da programação de música de câmara do festival, João Luiz Sampaio.
“A busca por uma autoafirmação constante e muitas vezes cega deixa pouco espaço para as nuances que acabam atropeladas pela dinâmica vertiginosa da arena virtual. E, sem o contraditório, o reforço incessante de uma mesma ideia pode levar ao obscurantismo, ao ódio, à intolerância. É desse risco – e da importância do espaço para reflexões que nos ajudem a compreender nós mesmos e aos outros de forma mais profunda e nuançada – que fala o programa do recital.”
O programa começa com o Dueto nº 3 de Beethoven. Em seguida, vem Interferências, de Guilherme Bauer; rapid.fire, de Jennifer Higdon; Estudo Aberto, de Henrique de Curitiba; duas obras de Francisco Mignone (Valsa declamada e Valsa ingênua); as Variações, de Marisa Rezende; Gradações, de Bauer; Dueto, de Ian Deterling; e o Trio de Charles Koechlin.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Emanuelle Guedes rege Orquestra Jovem do Estado na Sala São Paulo
Notícias Tucca - Música pela cura vence Prêmio Governador do Estado
Notícias Theatro Municipal do Rio de Janeiro encena ‘Rusalka’, de Dvorák
Crítica Por trás das cercas brancas dos subúrbios, por João Luiz Sampaio
Crítica ‘Hilda Furacão’ segue parceria de sucesso entre Tim Rescala e Orquestra Ouro Preto, por Nelson Rubens Kunze
Crítica ‘Hilda Furacão’, de Tim Rescala, falha em soprar frescor, por Márvio dos Anjos
Crítica ‘Clitemnestra’ de Marcus Siqueira é produção notável do Festival de Música Erudita do Espírito Santo, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.