Theatro Municipal do Rio de Janeiro encena ‘Rusalka’, de Dvorák

por Redação CONCERTO 12/11/2024

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta a partir de quinta-feira uma produção da ópera Rusalka, de Dvorák, assinada pelo diretor cênico André Heller-Lopes e pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, responsável pela direção musical e pela regência. A montagem estreou no ano passado no Auditório de Tenerife, na Espanha.

“Encenar Rusalka em pleno 2024 é como tentar encontrar uma abertura, uma passagem mística que reconecta nosso mundo duro e muitas vezes cruel com uma certa esperança mágica das lendas. Um clássico com um desvio inesperado, um sabor especial”, diz Heller-Lopes.

A ópera estreou em março de 1901 em Praga, com libreto de Jaroslav Kvapil, baseado na mitologia eslava, na qual Rusalka é um espírito feminino das águas. Ela pede a uma bruxa que a transforme em mulher para se entregar ao amor de um jovem príncipe, mas Jezibaba a alerta de que, ao assumir a forma humana, ela perderá a fala e, se tiver que regressar do mundo dos homens, será amaldiçoada e seu amado morrerá.

Nas récitas dos dias 14, 16 e 24, Rusalka será interpretada pela soprano Ludmila Bauerfeldt. “A  ópera traz uma visão mais simbolista, de uma figura amaldiçoada que, por sua obsessão, paga um preço altíssimo – o de deixar de ter voz”, conta Ludmilla em entrevista publicada na edição de novembro da Revista CONCERTO [leia aqui; acesso exclusivo para assinantes]. “Sentimos a influência de Richard Strauss nas linhas intermináveis, na orquestração profunda, densa, na orquestra cantando junto. E os leitmotif, como em Wagner: a entrada da harpa ou certa melodia ascendente que anuncia a ninfa.” 

Ao lado de Ludmila, estarão o tenor Giovanni Tristacci (que atua em todas as apresentações), a soprano Eliane Coelho, a mezzo soprano Denise de Freitas e o baixo Licio Bruno, Nos dias 13 e 22, Paolla Soneghetti será Rusalka e o elenco tem ainda Tati Helene, Fernanda Schleder e Murilo Neves. Além de Tristacci, participam de todas as récitas Carolina Morel, Mariana Gomes, Lara Cavalcanti, Geilson Santos e Hebert Campos.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Prepare-se: destaques da programação de concertos e óperas da semana
Notícias Marcos Balter é novo coordenador do Programa de Composição do Tanglewood Music Center
Crítica Por trás das cercas brancas dos subúrbios, por João Luiz Sampaio
Crítica ‘Hilda Furacão’ segue parceria de sucesso entre Tim Rescala e Orquestra Ouro Preto, por Nelson Rubens Kunze
Crítica ‘Hilda Furacão’, de Tim Rescala, falha em soprar frescor, por Márvio dos Anjos
Crítica ‘Clitemnestra’ de Marcus Siqueira é produção notável do Festival de Música Erudita do Espírito Santo, por Nelson Rubens Kunze

Cena da montagem de 'Rusalka', de Dvorák [Divulgação/Auditório de Tenerife]
Cena da montagem de 'Rusalka', de Dvorák [Divulgação/Auditório de Tenerife]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.