Festival In-Edit exibe documentário sobre o pianista Caio Pagano

por Redação CONCERTO 12/06/2024

O Festival In-Edit, dedicado a documentários sobre música e músicos, acontece em São Paulo entre os dias 12 e 23 de junho. Além de um filme sobre o tenor Aldo Baldin (leia mais aqui), o público da música clássica pode conferir também na programação Pagano, de Carlos Nascimbeni. O documentário aborda a carreira do pianista brasileiro Caio Pagano, um dos mais destacados artistas brasileiros de sua geração, também dedicado à atividade pedagógica, dando aulas em importantes instituições no Brasil e no mundo, com a Universidade de São Paulo.

Pagano começou a ser filmado em 2021 e aborda sua história como artista, relembrando personagens que cruzaram sua trajetória, como Guiomar Novaes, Magdalena Tagliaferro, Gilberto Tinetti e Nelson Freire. Parte das filmagens foi realizada em São Paulo, onde Pagano visitou palcos em que se apresentou, como o Teatro Cultura Artística, então em reforma. “Eu quis recordar essas memórias porque há momentos muito interessantes e cenas que fazem parte da história de São Paulo”, disse o pianista à Rádio Cultura durante a produção do filme.

Um dos motes do documentário de Nascimbeni é a gravação do disco Últimos Pensamentos Musicais, lançado por Pagano em 2021. Nele, o artista grava as últimas obras para piano de compositores como Beethoven, Schumann, Ravel, Debussy e Camargo Guarnieri. 

“Eu lembrei que tinha guardada uma peça de Camargo Guarnieri, inédita, desde a morte dele, em 1993”, explica o pianista. “Isso porque uma encomenda que fiz a ele, bem antes, acabou tendo a première feita por outra pessoa, então a viúva de Guarnieri quis me compensar. É uma peça curtinha, chamada Em memória de um amigo. E a ideia desse disco surgiu justamente em torno dela. Pensei: foi a última que Guarnieri escreveu. E o que os outros escreveram?” Mergulhou na pesquisa dessas últimas produções. “Eu já conhecia a de Debussy, dedicada ao carvoeiro que o abastecia no inverno – e que gravei neste disco, junto com peças de Mozart, Bach, Beethoven, Chopin, Brahms, Ravel, Prokofiev…”, disse Pagano em entrevista à Revista CONCERTO em novembro de 2021.

Pagano terá três sessões no In-Edit:

- No dia 13, na Cinemateca Brasileira, às 21h;
- No dia 15, na Matilha Cultural, às 16h;
- No dia 23, no Centro Cultural São Paulo, às 15h

As duas primeiras sessões serão apresentadas pelo diretor e pelo pianista. O filme também integra a programação on-line do festival, no site do Sesc em Casa. 

Leia também
Notícias Série Música do Brasil lança disco com sinfonias de Lorenzo Fernandes
Notícias Documentário recupera trajetória do tenor Aldo Baldin
Notícias Rio Villarmônica estreia no Municipal do Rio com programa que festeja os namorados
Revista CONCERTO Compositoras brasileiras do passado e do presente, por Camila Fresca

O pianista Caio Pagano [Divulgação]
O pianista Caio Pagano [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.