O maestro Anderson Alves e a violonista Gabriele Leite são os convidados do concerto que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre faz neste sábado, dia 23, na Casa da Ospa, com transmissão ao vivo pela internet.
A apresentação celebra a Semana da Consciência Negra e tem obras de Nepomuceno (O garatuja), Villa-Lobos (Concerto para violão e pequena orquestra) e Villani-Côrtes (Catetê Jurerê).
Natural de Cerquilho, em São Paulo, Gabriele tem 26 anos e foi orientada no Brasil por Paulo Martelli, com bolsa de estudos da Cultura Artística. Ganhou o Prêmio Segovia Rose Augustine Award na Manhattan School of Music, em Nova York, onde completou o seu mestrado.
Anderson Alves, por sua vez, é também pianista e compositor, regente e fundador do Coro de Câmara Carioca, regente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem.
Também neste final de semana, no domingo, na série de música de câmara, os músicos da Ospa apresentam O carnaval dos animais, de Saint-Saëns.
A Ospa volta a se apresentar no dia 30, quando o alemão Daniel Geiss rege programa com cenas de óperas de Wagner, como o Prelúdio e Morte de amor de Tristão e Isolda, e as Quatro últimas canções, de Strauss. A solista será Eiko Senda.
A apresentação é homenagem ao aniversário da Academia Rio-Grandense de Letras e ao bicentenário da imigração alemã.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Especial Vinte e cinco compositores e compositoras negras, do século XVIII aos dias atuais
Dança em diálogo Livros atualizam a memória da dança para além dos palcos, por Amanda Queirós
Notícias Felipe Prazeres e Marina Martins se apresentam com a Orquestra Sinfônica Brasileira
Notícias Festival Ópera na Tela exibe 11 montagens em sua nova edição
Crítica Joshua Bell e um domínio transcendental do violino, por Irineu Franco Perpetuo
Opinião A arte erudita para as massas, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.