Compositor cearense ocupará a cadeira do patrono Ernesto Nazareth
O compositor cearense Liduino Pitombeira, de 58 anos, é o novo membro da Academia Brasileira de Música. Ele será empossado nesta terça-feira, dia 30, e ocupará a cadeira 28, que pertencia ao musicólogo Flavio Silva, falecido em 2019. O patrono da cadeira é o compositor e pianista Ernesto Nazareth.
Liduino teve seu primeiro contato com a música em sua cidade natal, Russas, no sertão do Ceará, localizada a 165 quilômetros de Fortaleza. Depois, prosseguiu os estudos na Universidade Estadual do Ceará, aperfeiçoando-se também nos Estados Unidos, onde obteve doutorado em Composição pela Louisiana State University.
Suas obras foram executadas no Brasil e no exterior, por grupos como o Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, a Osesp, Orquestra Filarmônica de Poznan (Polônia), a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e a Osusp, entre outros. Entre os prêmios recebidos no Brasil destacam-se o 1º Prêmio no I Concurso Nacional Camargo Guarnieri e o 1º Prêmio no Concurso Sinfonia dos 500 Anos.
Em 2019, Liduino Pitombeira foi agraciado com a Medalha Villa-Lobos, concedido pela Academia Brasileira de Música. O compositor também escreveu artigos científicos sobre composição e teoria e pesquisas como membro do grupo MusMat, da UFRJ.
[Clique aqui para ler entrevista com Liduino Pitombeira publicada na Revista CONCERTO em agosto de 2013.]
Leia mais
Notícias Chiquinha Gonzaga é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO
Notícias Festival Almeida Prado de Piano recebe inscrições até 21 de abril
Notícias Liduino Pitombeira toma posse na Academia Brasileira de Música
Notícias Concertos seguem suspensos em São Paulo
Notícias Astor Piazzolla: cem anos do revolucionário do tango
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.