Ludmilla Bauerfeldt interpreta canções de Alma Mahler com a Osusp

por Redação CONCERTO 29/03/2025

A Viena da passagem do século XIX para o século XX é um dos palcos mais importantes da história da música – e, nele, dois atores mexem até hoje com o imaginário do público: Gustav Mahler e Alma Mahler. Para além da relação de amor entre os dois, repletas de altos e baixos, a Orquestra Sinfônica da USP os aproxima por meio da música em um concerto neste sábado, dia 29: sob regência de Tobias Volkmann, o grupo toca as Quatro canções, de Alma, e a Sinfonia nº 4, de Gustav. Nas duas peças, a solista será a soprano Ludmilla Bauerfeldt.

A apresentação é uma rara oportunidade de ter contato com a música de Alma Mahler. “As Quatro canções revelam riqueza e pungência na sua escrita, bem como uma paleta harmônica expandida. A atmosfera assustadora de Licht in der Nacht permanece após o término da música, enquanto a rebeldia tonal de Ansturm mostra a consciência de Alma sobre os desenvolvimentos musicais modernos”, escreve o crítico Victor Carr Jr sobre as obras.

“Um retrato de Alma emerge da interligação das influências artísticas do passado e do período e das suas manifestações na sua música. Por exemplo, Alma adorava Richard Wagner, chamando-o de ‘o maior gênio de todos os tempos’. Uma de suas canções começa com o acorde de Tristão”, comenta Diane W. Follet, que se dedicou a pesquisar as obras da compositora.

Ela continua: “Suas canções, talvez até mais do que seus escritos (nos quais a memória seletiva ocasionalmente desempenhava um papel ), revelam a verdadeira natureza de Alma. Elas beiram o melodramático, assim como Alma; são complexos, como foi Alma; eles são contraditórios, assim como Alma. É nas suas canções que a conhecemos, e é através das suas canções que ela assume o seu devido lugar”.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO


Leia também
Compositoras em foco
Alma Mahler
Notícias Festival Amazonas de Ópera é destaque da edição de abril da Revista CONCERTO
Notícias Pollyana Santana e Wilken Silveira vencem 23º Concurso Maria Callas
Notícias Montagem de ‘Turandot’ inaugura Teatro João Simões Lopes Neto em Porto Alegre
Opinião No centenário de Pierre Boulez, uma nova, e radical, visão sobre sua arte, por João Marcos Coelho


A soprano Ludmilla Bauerfeldt [Divulgação]
A soprano Ludmilla Bauerfeldt [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.