Meu Beethoven: Cristian Budu, pianista

por Redação CONCERTO 07/03/2020

Sete Bagatelas Op.33
Data de composição: 1801-1802

“Essas são peças que conheci não muito tempo atrás e que acabei gravando porque me fascinaram. Elas são menos visitadas que as demais bagatelas de Beethoven, escritas mais para frente em sua carreira. Fazem parte de uma fase da obra do compositor cheia de peças mais dramáticas, como as sonatas para violino nº 6, nº 7 e nº 8 ou mesmo outras peças para piano solo, como a Sonata Nº 17 – A tempestade ou a Sonata nº 18 – A caça. Mas o interessante é que elas não carregam essa dramaticidade evidente.

Quando comecei a estudá-las, e mesmo ouvindo gravações como a de Arthur Schnabel, da qual gosto muito, isso me chamou a atenção. As Bagatelas op. 33 me levaram a um lado menos conhecido de Beethoven, um lado bem-humorado, pitoresco, em que ele trabalha temas singelos e não tenta adensar a linguagem.

Eu as entendo como um ciclo, como peças que devem ser tocadas em sequência, porque Beethoven busca fazer com que os caracteres de cada peça sejam bem marcados e com que os temperamentos da música fiquem sempre atiçando nossos ouvidos. Assim ele transita de uma peça para a outra e essa transição eu acho fascinante.

E claro que são obras que para mim têm um significado especial, porque minha gravação acabou sendo escolhida pela Revista Gramophone como um dos dez principais lançamentos recentes de Beethoven, o que foi uma honra incrível. Essa gravação me deu muita sorte e me aproximou ainda mais dessas obras, que não deixam nada a desejar a outras do compositor, mostrando que ele não era apenas guerra, batalha.”

Cristian Budu apresenta as 'Bagatelas Op. 33' em dois recitais neste final de semana; no sábado, dia 7, ele abre a série da Sala Watari, em Campinas; e, no domingo, dia 8, inaugura a programação da Fundação Maria Luisa Oscar Americano

Nos 250 anos do compositor, a série “Meu Beethoven” do Site CONCERTO traz depoimentos de artistas e personalidades sobre obras do autor que tenham significado especial em suas trajetórias. 

O pianista Cristian Budu [Divulgação]
 

Dica de Escuta Naxos

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.