Musicarium abre inscrições para academia e realiza sétima edição de festival

por Redação CONCERTO 05/02/2025

Estão abertas até o dia 8 de fevereiro as inscrições para a Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, centro de formação de música orquestral localizado em Joinville, Santa Catarina. O projeto oferece programas voltados para a formação orquestral de crianças e jovens a partir de 4 anos de idade.

O programa Musicalização é dedicado a crianças de 4 a 6 anos, e tem como objetivo principal prepará-las para o estudo de um instrumento de orquestra. Já o programa Formação Musical é destinado aos estudantes de 7 a 17 anos que já possuam iniciação de estudo de no mínimo dois anos no instrumento selecionado, como violino, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, fagote e trompa.

Segundo o Musicarium, “os cursos priorizam o desenvolvimento técnico e artístico, além de serem voltados para alunos que desejem, com o apoio da família, seguir carreira como músico profissional de orquestra”. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas exclusivamente no site do Musicarium. A divulgação dos resultados será nos dias 20 e 21 de fevereiro e as matrículas, entre os dias 25 e 28 de fevereiro.

O Musicarium é um centro de formação profissional de jovens músicos que tenham como objetivo seguir carreira como profissionais, almejando integrar a futura Orquestra Filarmônica do Musicarium (2030) e atuando como professores na Academia de Música, criando, assim, um ciclo virtuoso de formação. São aproximadamente 180 alunos bolsistas, a maioria vinda da rede pública de ensino.

A entidade realiza atualmente o VII Festival Musicarium – Edição Internacional de Verão, que acontece até o dia 8 em Santa Catarina. Além das apresentações abertas, o festival conta com uma programação interna exclusiva com 10 dias de oficinas, masterclasses e ensaios imersivos. 

"Recebemos professores internacionais e estudantes de outras regiões que irão compor nossas orquestras e grupos de câmara. Este é um momento para o aprimoramento artístico e para a preparação profissional visando as futuras turnês nacionais, internacionais, e, claro, resultando na formação da Orquestra Filarmônica Musicarium em 2030", destaca Sergio Ogawa, diretor-presidente do Musicarium.

Leia também
Notícias 
Violoncelista Matias de Oliveira Pinto morre em acidente automobilístico 
Notícias Série documental mostra rotina dos bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão
Notícias Compositora mexicana Gabriela Ortiz é principal vencedora das categorias de música clássica do Grammy
Notícias Gravação de Simone Menezes concorre a prêmio na Alemanha
Opinião ‘Ponteios’ de Guarnieri são novo marco na carreira da pianista Karin Fernandes, por Nelson Rubens Kunze

A Orquestra Jovem Musicarium [Divulgação]
A Orquestra Jovem Musicarium [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.