A Orquestra Inhotim apresenta-se nesta semana em São Paulo, no Theatro São Pedro. O grupo pertence ao Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, assim como o Quarteto Inhotim, que também fará apresentação, no Pateo do Collegio.
O grupo começa a viagem com apresentação nesta segunda na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, onde vai tocar obras de Jorge Villavicencio Grossmann (La sombra es un pedazo que se aleja); Caroline Shaw (Entr’Acte); Eduardo Frigatti (In Memoriam); Philipp Glass (Company); e Aldemaro Romero (Fuga con pajarillo). A regência é de Leandro Oliveira e Gabriela Geluda participa como solista.
Na sexta, dia 25 (às 20h), no Theatro São Pedro, o programa tem as obras de Grossmann, Shaw, Frigatti, Glass e a apresentação de Futuro(s) para violão, percussão e orquestra de cordas, obra encomendada por Inhotim a Elodie Bouny e que terá Fabio Zanon como solista.
Já no sábado (às 11h), quem se apresenta, no Pateo do Colégio, no centro de São Paulo, é o Quarteto Inhotim, formado por Laura von Atzingen e Gideoni Loamir (violinos), Flavia Motta (viola) e William Neres (violoncelo).
O programa faz uma homenagem aos 80 anos da compositora Marisa Rezende, de quem será interpretada Vórtices. A lista de obras inclui ainda criações de Tan Dun (Eight Colors); Missy Mazzoli (Dissolve, o my heart); David Lang (Almost all the time); Caroline Shaw (Im manus tuas); e Missy Mazzoli (Enthusiasm Strategies).
“As apresentações em São Paulo se inserem no contexto da reestruturação das atividades musicais do Inhotim, com a criação da curadoria de música em 2023. Desde então, a orquestra passa a se qualificar como um conjunto formado por jovens profissionais mineiros, e cujo repertório é integralmente dedicado à música clássica contemporânea. É no bojo dessas ações que criamos o Quarteto Inhotim, com os líderes de naipe da orquestra”, comenta Leandro Oliveira, curador de Música do Inhotim e regente da Orquestra Inhotim.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Brasileiro Caio de Azevedo vence prêmio de composição do Concurso de Genebra
Notícias Prepare-se: os destaques da agenda da semana
Notícias Filarmônica de Minas Gerais anuncia temporada 2025 e celebra dez anos da Sala Minas Gerais
Notícias Jennifer Stumm ganha Prêmio Casals pelo trabalho no Ilumina Festival
Crítica Um espetáculo que incomoda, confunde e transtorna. Ainda bem, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.