A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre vai se apresentar no sábado, dia 10 de julho, no Teatro Colón, em Buenos Aires. O concerto será regido pelo diretor artístico Evandro Matté e terá como solista o pianista brasileiro Fabio Martino.
"É um prazer inestimável levar a Ospa pela primeira vez com formação completa a um dos templos da música de concerto mundial. E, para isso, apresentamos um programa que representa a essência da música brasileira”, diz o maestro.
A apresentação terá início com Mba'epu Porã ("música bela" em tupi-guarani), de Arthur Barbosa, peça encomendada pela orquestra para a inauguração da Casa da Ospa, em 2018.
Barbosa é também violinista do grupo e define a obra como “homenagem lúdica a tudo o que se construiu e se construirá musicalmente no Rio Grande do Sul, em que se conta a história do som e da música na região desde os seus primórdios, incluindo representações da natureza, dos povos indígenas, africanos, europeus, passando por milongas, chamamés, chacareras e outros ritmos que ainda hoje ecoam”.
Em seguida, Martino será o solista na Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninov. A apresentação se encerra com os Choros nº 6 de Villa-Lobos, gravada em junho pela Ospa para seu novo disco, que será lançado no segundo semestre deste ano.
Leia também
Notícias 'West Side Story', de Bernstein, inicia temporada no Theatro São Pedro
Notícias Canto Mozarteum realiza primeira edição em São Paulo com maestro Rolf Beck
Notícias Cultura turbina economia em pelo menos 60%, por Nelson Rubens Kunze
Opinião Jan Swafford: prazer e emoção como introduções à música clássica, por Camila Fresca
![Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em concerto na Casa da Ospa [Divulgação/Vitória Proença]](/sites/default/files/inline-images/2022_06_11_OSPA_SonsdoBrasil_Credito_Vit%C3%B3riaProen%C3%A7a.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.