A pianista Karin Fernandes lança nas próximas semanas, com dois recitais on-line, o álbum em que registrou os 18 Études pour virtuoses, de Arthur Napoleão.
O primeiro será transmitido no dia 16 desde o Studio Accord Parfait, em Paris; o segundo, desde o Estúdio Arsis, em São Paulo, no dia 21, com a participação da jornalista e pesquisadora Camila Fresca. Um recital presencial ocorrerá dia 8 de outubro, na Sala São Paulo.
“Os 18 Études são peças de bastante virtuosismo. Alguns me parecem exercícios para um tipo específico de progressão harmônica, mas outros considero como composições bastante consistentes e belas”, contou a pianista sobre as obras em recente entrevista ao Site CONCERTO.
“Napoleão dedicou vários deles a personalidades musicais da época, como José Vianna da Motta, Barrozo Netto, Alberto Nepomuceno, Antonieta Rudge e Henrique Oswald. Eu não sabia da existência dessa série do Napoleão e nem que nunca tinha sido gravada. Na verdade, alguns nunca foram tocados, provavelmente.”
Karin Fernandes é uma das mais versáteis pianistas brasileiras da atualidade. Sua dedicação ao repertório contemporâneo fez de seu trabalho referência – e com o mesmo cuidado ela tem se dedicado ao repertório do passado.
Seu disco anterior oferecia um panorama do piano brasileiro no século XIX. Entre os destaques do álbum estão a primeira gravação de Harmonias do coração e de Angelitude, de Chiquinha Gonzaga, na versão original para piano solo, assim como uma seleção de algumas das peças dos 18 Études pour virtuoses, de Arthur Napoleão.
Seguem-se peças de Alberto Nepomuceno, Henrique Oswald, Carlos Gomes e Marcelo Tupinambá, que jogam luz sobre o ambiente musical brasileiro do final dos anos 1800.
Leia também
Notícias Coral Paulistano estreia 'Cantata' encomendada a André Mehmari
Notícias Festival de Ópera de Ouro Preto realiza sua primeira edição
Notícias Prepare-se: os destaques da programação da semana
Notícias Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro termina em empate
João Luiz Sampaio Voando alto, com os pés no chão
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.