Prepare-se: destaques da semana

por Redação CONCERTO 15/07/2019

A seleção da semana tem Rigoletto, de Verdi, no Theatro Municipal de São Paulo, com direção de Roberto Minczuk e Jorge Takla; o segundo concerto da Orquestra do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com Jean-Louis Steuerman, Neil Thomson e obras de Schumann e João Guilherme Ripper; o pianista Alexandre Dossin como solista da Sinfonia nº 2 de Leonard Bernstein no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a Orquestra Petrobras Sinfônica; a Experimental de Repertório, com obras de Bach e Villa-Lobos no Theatro Municipal de São Paulo; e obras de Villa-Lobos e Claudio Santoro com a pianista Simone Leitão e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. 

A programação da semana tem “Rigoletto“, de Verdi, no Theatro Municipal de São Paulo, com direção de Roberto Minczuk e Jorge Takla; o segundo concerto da Orquestra do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, com Jean-Louis Steuerman, Neil Thomson e obras de Schumann e João Guilherme Ripper; o pianista Alexandre Dossin como solista da “Sinfonia nº 2” de Leonard Bernstein no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a Orquestra Petrobras Sinfônica; a Experimental de Repertório, com obras de Bach e Villa-Lobos no Theatro Municipal de São Paulo; e obras de Villa-Lobos e Claudio Santoro com a pianista Simone Leitão e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. 

Ópera Rigoletto [Divulgação]
Ópera Rigoletto [Divulgação]

“La donna è mobile”
O Theatro Municipal de São Paulo apresenta, a partir do dia 20, sua segunda ópera da temporada: Rigoletto, de Verdi, em uma produção de Jorge Takla estreada no começo do ano no Teatro Colón, de Buenos Aires. Roberto Minczuk rege a Sinfônica Municipal, o Coro Lírico e um elenco que tem, entre outros nomes, os barítonos Fabian Veloz, Rodrigo Esteves, o tenor Fernando Portari, a soprano Carla Cottini e o baixo Luis-Ottavio Faria.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Concerto e fantasia
A Orquestra do Festival, grupo formado por alunos do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, faz sua segunda apresentação na edição deste ano do evento. Desta vez, a regência é de Neil Thomson e os solos, de Jean-Louis Steuerman, que toca o Concerto de Schumann e a Fantasia Tarumã de João Guilherme Ripper. Os concertos acontecem no sábado, dia 20, em Campos do Jordão, e no domingo, dia 21, na Sala São Paulo.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Bach por Respighi e Stokowski
A Orquestra Experimental de Repertório apresenta, ao longo do ano, uma série dedicada a orquestrações de obras de grandes mestres. No domingo, dia 21, no Theatro Municipal, o concerto traz versões de Respighi e Stokowski para obras de Bach – a Passacaglia BWV 582 e a Toccata e fuga BWV 565, respectivamente. Completam o repertório, com regência de Erika Hindrikson, as Bachianas brasileiras nº 7 de Villa-Lobos.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

A era da ansiedade
O maestro Enrique Arturo Diemecke, diretor artístico do Teatro Colón de Buenos Aires, rege o concerto desta semana da Orquestra Petrobras Sinfônica. Será no domingo, dia 21, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O destaque do repertório é a Sinfonia nº 2 – A era da ansiedade, de Leonard Bernstein, inspirada em poemas de W.H. Auden. O solista da peça, escrita para piano e orquestra, será o brasileiro radicado nos EUA Alexandre Dossin.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Villa & Santoro
No sábado e no domingo, dias 20 e 21, no Teatro Castro Mendes, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas faz concertos dedicados a dois autores brasileiros: Heitor Villa-Lobos e Claudio Santoro. Do primeiro, o grupo toca Alvorada na Floresta Tropical e o Momoprecoce, com solos da pianista Simone Leitão; do segundo, a Brasiliana e a Sinfonia nº 6. A regência é do diretor artístico e maestro titular Victor Hugo Toro.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

 

Curtir