O maestro e pianista Ricardo Castro foi convidado a integrar o corpo de professores da Haute École de Musique de Genebra, na Suíça. Ele irá comandar uma das classes de piano da instituição, um das mais destacadas do mundo.
Criador do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), Castro venceu o Concurso de Leeds e é um dos principais pianistas de sua geração, com gravações para selos como o prestigiado Deutsche Grammophon.
"A classe de piano do Conservatório de Genebra foi criada em 1835, por Franz Liszt, grande compositor e pianista húngaro. De lá para cá, artistas geniais como Dinu Lipatti, Nikita Magaloff e Maria Tipo lecionaram piano no conservatório, que hoje é uma universidade e se chama Haute École de Musique de Genève", disse Castro ao jornal baiano A Tarde.
"Eles abriram uma vaga para as classes de piano e eu concorri com mais de 80 candidatos do mundo todo, onde oito foram escolhidos para provas presenciais e desses, fui selecionado para assumir uma das classes de piano da instituição. Assumo já a partir de setembro deste ano.”
Castro permanece, no ano acadêmico 2020/2021, como docente da Haute École de Musique de Lausanne, na Suíça, e da Scuola di Musica di Fiesole, na Itália.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.