Não é exagero afirmar que a música de Tchaikovsky é uma das especialidades do maestro brasileiro Roberto Tibiriçá. E é com ele que o maestro se apresenta no domingo, dia 31, com a GRU Sinfônica.
O programa começa com o Concerto para violino e orquestra, que terá Cármelo de los Santos, como solista, e segue com a Sinfonia nº 5.
O concerto pertence a um momento atribulado da vida do compositor. Em 1877, ele estava com 37 anos quando se casou com sua ex-aluna Antonina Miliukova. A união foi um fracasso e o compositor sofreu um colapso nervoso.
Partiu, por conta disso, para um balneário às margens do Lago de Genebra. Lá, passou seis meses. E escreveu obras marcantes, como é o caso do concerto.
Já a Sinfonia nº 5 é de 1888. E carrega uma forte carga dramática, o que se torna mais e mais frequente ao longo do desenvolvimento da carreira do compositor. Tchaikovsky chegou a anotar em seu diário um programa para o primeiro movimento da obra, que mostraria “completa resignação perante o destino”. Entre os especialistas, no entanto, há divergência sobre se tal programa teria guiado a escrita de todo a obra.
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Acervo CONCERTO A vida de Tchaikovsky, por Leonardo Martinelli [texto publicado na edição de maio de 2010 da Revista CONCERTO]
Notícias Petrobras Sinfônica volta a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Notícias São Paulo terá série mensal dedicada à música de câmara contemporânea
Notícias Em fato inédito, concerto da Sinfônica da UFPB terá maestra e solista negros
Notícias Marina Martins e Lucas Thomazinho fazem recital na Sala Cecília Meireles
Entrevista “O barroco era o pop de sua época”, diz contratenor Jakub Józef Orlínski, por Irineu Franco Perpetuo
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.