Sala Cecília Meireles abre temporada com homenagem a Villa-Lobos

por Redação CONCERTO 05/03/2020

Com uma homenagem a Heitor Villa-Lobos, aniversariante do dia, a Sala Cecilia Meireles abre hoje, dia 5, a sua temporada 2020. 

A Orquestra Sinfônica da UFRJ toca sob regência de André Cardoso e com o violonista Paulo Pedrassoli, solista no Concerto para violão do compositor, de quem será tocada ainda a Sinfonieta nº 1. O programa tem também a Suíte antiga, de Alberto Nepomuceno, e a Abertura quarta, de Ernani Aguiar. 

O evento marca a abertura da Série Orquestras da Sala Cecília Meireles, que tem mais dois concertos em março, nos dias 6 e 7, com a Orquestra Petrobras Sinfônica. O programa vai contar com a participação do tenor Fernando Portari e do trompista Philip Doyle, sob direção do regente titular Isaac Karabtchevsky. 

Os concertos começam com o Adagio de Samuel Barber. Em seguida, Portari e Doyle atuam na Serenata para tenor, trompa e cordas, de Britten, ciclo de canções baseado em poemas que descrevem a noite, escrito durante a Segunda Guerra. Encerra as apresentações Metamorfoses, obra do final da carreira de Richard Strauss.

No dia 12, acontece a abertura da Série Música de Câmara, com um duo formado pela pianista brasileira Sylvia Thereza, que foi aluna e assistente de Maria João Pires, e o violoncelista belga Alexandre Debrus, ex-aluno de Mischa Maisky. Eles vão interpretar Peças de fantasia, de Schumann, a Sonata nº 1 de Brahms, Vocalise, op. 34, de Rachmaninov e a Sonata de Shostakovich, obra de juventude do compositor. 

Em março também será aberta a Série Sala Instrumental, com duas apresentações: no dia 14, toca o CelloSam3aTrio (violoncelo, violão e percussão); e, no dia 28, o Iroko Trio (violino, violão e sanfona). E a jovem mexicana Daniela Liebman inaugura a Série Pianistas, dia 29, com obras de Prokofiev, Schubert, Debussy e Chopin.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia mais
Notícias
João Guilherme Ripper fala sobre a temporada da Sala Cecília Meireles
Temporadas 2020 Confira a programação completa da Sala Cecília Meireles
Opinião A Fundação Theatro Municipal de São Paulo e o futuro, por Nelson Kunze

Sala Cecília Meireles [Divulgação / Vitor Jorge]
Sala Cecília Meireles [Divulgação / Vitor Jorge]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.